Vigilância Hospitalar em pauta

Nos dias 04 e 05 de novembro, a Subcoordenação de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SVEH/CIEVS/SES-GO) recebeu a visita técnica de representantes da Coordenação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) do Ministério da Saúde (MS).

O objetivo do encontro foi avaliar o processo de trabalho do Plano de Fortalecimento e Implementação da RENAVEH em Goiás. Como resultado,  foi realizado o  monitoramento das ações de vigilância e emergências em saúde pública, desenvolvidas no âmbito hospitalar no Estado, para o alcance das capacidades básicas previstas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e nas instâncias Estadual e Nacional vigentes.

Patricia Pereira de Oliveira Borges, subcoordenadora da SVEH, explicou que a visita técnica da equipe da RENAVEH aos Estados é fundamental para a consolidação da Vigilância Epidemiológica Hospitalar nas unidades de saúde, uma vez que a maioria das emergências em saúde pública necessitam de suporte hospitalar, e são nestas unidades que a detecção e o monitoramento das doenças e agravos permitem a elaboração de medidas de controle, mitigação e quebra da cadeia de transmissão. 

As informações fornecidas pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) fomentam a tomada de decisão de gestores locais, estaduais e nacional. Em parceria com a SES-GO, a equipe realizou visitas ‘in loco’ aos NHE de duas unidades do projeto de fortalecimento e Implementação da RENAVEH, que são o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Anuar Aud e o Hospital Municipal e Maternidade Célia Câmara, ambos localizados na capital, para conhecer, monitorar e apoiar as estratégias de ampliação e fortalecimento da Rede.

A equipe da RENAVEH/MS ao final das visitas produziu relatório com elogios ao trabalho da equipe de Goiás e com algumas recomendações para qualificação dos serviços e fluxos com o propósito de melhorar ainda mais os NHE, oportunizando assim as informações sobre as doenças, agravos e eventos de saúde pública em âmbito hospitalar.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo