Vigilância em Saúde define metas para 2018

A necessidade de planejamento estratégico para atuação anual da Vigilância em Saúde, levou gerentes, coordenadores e subcoordenadores a separar uma semana de imersão numa Oficina de Planejamento para revisão das principais ferramentas do SUS, a fim de estudar e definir metas para 2018.

A Oficina teve como objetivo a avaliação das ações realizadas em 2017, de forma participativa, com a apresentação de Propostas e ações para 2018, com base no Plano Estadual de Saúde.

As ações de relevância abrangem as áreas de Imunização e gestão institucional, considerando todas as gerências da Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde do Trabalhador e Ambiental, além do Laboratório Estadual Central Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen).

O evento foi organizado pela Coordenação-Geral de Planejamento e Descentralização em Saúde-SUVISA e contou com a participação da Gerência de Planejamento do Sistema Único de Saúde-SGPF/SES.

Principais Propostas:

– Fortalecer o mecanismo de tutoria junto a ações básicas de saúde;

– Implantar o núcleo de gestão por processos;

– Criar centros colaboradores com Universidades;

– Fortalecimento dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica municipais, com uma proposta que inclui um conjunto de ações, como diagnóstico da situação atual das equipes e funcionamento dos núcleos, qualificação das equipes, repactuação da equipe mínima estrutura, ações e indicadores a serem acompanhados pelos núcleos;

– Redução de números de desvio de qualidade (sala de vacinas/adequação);

– Inclusão de dados de registro de câncer no Conecta-Sus para melhorar a construção de indicadores de incidência de neoplasias e favorecer o planejamento das ações e prevenção e controle;

– Instituir parcerias com MP a exemplo do Ministério Público do Trabalho, a fim de fortalecer as atividades relacionadas a saúde do trabalhador;

– Implantar novas metodologias de análises (Lacen);

– Auxiliar na construção de indicadores mais representativos, fortalecendo a construção de indicadores de resultado da gestão e ampliando os indicadores de Vigilância.

Para 2018, a Vigilância em Saúde vai operar com uma conquista originada dos planejamentos de 2016 e 2017: a instalação do Vapt Vupt da Suvisa, que está em fase de implantação na sede da Avenida 136 na Avenida Ricardo Paranhos em Goiânia e que vai abrigar um mix de serviços como emissão de alvarás, licenças, validações, registros, etc, reunidos na concepção de eficiência e atendimento que são sucesso da metodologia do Vapt Vupt.

“A Vigilância avança no seu papel de agente de saúde pública ao se aproximar do cidadão, melhorando sua infraestrutura de atendimento e atuação. A amplitude dos nossos serviços não pode ser empecilho para a incorporação de qualidade e eficiência. Por isso, investir em novas técnicas e tecnologias”, explica a superintendente Maria Cecília Martins Brito.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo