Vapt-Vupt fará trabalho de conscientização sobre Aedes
A partir desta semana, atendentes do Vapt-Vupt passam a integrar as ações do “Goiás contra o Aedes”. Eles serão treinados para entregar folhetos educativos e orientar os usuários sobre como eliminar criadouros do mosquito em suas casas. A parceria firmada com a direção dos Vapt-Vupt teve início nesta terça-feira, dia 02, com reuniões e repasse de informações aos coordenadores de 70 unidades.
Segundo o secretário Leonardo Vilela, eles serão responsáveis por treinar suas equipes para que elas possam realizar o trabalho de conscientização. “Temos dezenas de unidades do Vapt-Vupt em todo o Estado, principalmente na região metropolitana e no entorno do Distrito Federal. Cerca de um milhão de pessoas passam por essas unidades todo mês. Vamos aproveitar esse grande fluxo para orientar as pessoas a não deixar reservatórios de água que possam se tornar criadores o Ades”, diz.
Leonardo Vilela informou ainda que novas parcerias devem ser firmadas com o objetivo de conscientizar a população e eliminar o Aedes aegypti do território goiano. “Iniciaremos um trabalho semelhante com as escolas públicas e privadas do Estado, envolvendo professores e alunos. E com certeza outros órgãos poderão integrar essas ações. Já temos, por exemplo, uma parceria engendrada com a Secretaria Cidadã para que os coordenadores do Programa Renda Cidadã façam também este trabalho de orientar as famílias beneficiadas, inclusive com o uso de material didático”, ressalta.
Durante as reuniões, os coordenadores dos Vapt-Vupt também receberam material educativo (folhetos, panfletos e adesivos) sobre medidas eficazes para a eliminação de focos do Aedes aegypti e das doenças transmitidas pelo mosquito. O material será distribuído à clientela dos Vapt-Vupt e afixado nas próprias unidades. O objetivo é envolver toda a população de Goiás na guerra contra o Aedes, por meio de ações contínuas e cotidianas.
O orientador do Vapt-Vupt de Goianésia, Weder de Oliveira Santos, disse que a expectativa é que a unidade possa contribuir da melhor forma possível. “Cerca de 30 mil usuários passam pelo Vapt-Vupt de Goianésia por mês. Essa situação exige o envolvimento de toda população e nós pretendemos repassar para as pessoas as informações necessárias e com clareza”, finaliza.