Valéria Perillo participa da inauguração do Espaço Ceasa de Apoio à Amamentação

A primeira-dama de Goiás e presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, participou nesta terça, 29, da inauguração do Espaço Ceasa de Apoio à Amamentação, criado pelas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO). O local, instalado na sede administrativa do órgão, permitirá que o leite materno seja estocado de forma correta e que as mães trabalhadoras tenham um ambiente seguro e tranquilo para amamentar seus filhos. Elas receberão informações sobre a importância da amamentação, tirarão dúvidas sobre o assunto e serão preparadas para o retorno ao trabalho sem prejudicar o aleitamento materno.

O Espaço Ceasa de Apoio à Amamentação é o primeiro do gênero a ser certificado pelo Ministério da Saúde (MS), fora dos Bancos de Leite e maternidades em Goiás. Em 2015, o governo federal certificou 101 espaços em 13 Estados do país, idênticos ao inaugurado pelo Ceasa-Goiás e que reforçam as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de amamentar até, pelo menos, os 2 anos de idade.

O Espaço Ceasa de Apoio à Amamentação foi montado com o que há de mais moderno, visando conforto e segurança para as mães que fizerem uso do local. A sala conta com equipamentos de última geração, como autoclaves, ordenhadeiras e freezers. As mães utilizarão materiais esterilizados e descartáveis, sem risco de contaminação do leite. Elas serão orientadas por equipes capacitadas sobre como usar as ordenhadeiras, acondicionar o leite em frascos esterilizados e guardá-los nos freezers com termômetros que monitoram a temperatura diariamente. O leite será identificado e levado para casa. Assim, o consumo do leite materno fica garantido ao bebê enquanto a mãe está trabalhando.

O presidente do Ceasa-GO, Edivaldo Cardoso de Paula, informa que o espaço foi reformado e equipado num prazo de 90 dias, ao custo de cerca de R$ 32 mil.Atualmente, trabalham na Ceasa-GO 450 mulheres.“Trata-se de um custo financeiro muito baixo diante do retorno social e de acolhimento que este espaço proporcionará às nossas mães trabalhadoras “, completou.

Valéria Perillo elogiou a iniciativa que estimula a continuidade do aleitamento após o término da licença-maternidade. “Esse espaço é um exemplo a ser seguido por outras empresas em Goiás. É preciso acolher e apoiar essas mães, para que elas possam trabalhar com tranquilidade”.

No fim do evento, Valéria anunciou apoio da OVG e da Agência de Habitação de Goiás (Agehab) para a construção na Ceasa de um Centro de Educação Infantil do Projeto Criança Cidadã.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo