Unidade Coletora de Sangue do HGG recebeu 198 doadores em maio

Em 19 dias úteis, média foi de 10 doadores por dia

A Unidade Coletora de Sangue do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG entrou em funcionamento no dia 02 de maio deste ano e já no primeiro mês recebeu 198 doadores. Apesar de maio contar com feriados prolongados, durante os 19 dias úteis, a média foi de 10 doadores por dia. Entre os doadores estão, principalmente, colaboradores da unidade hospitalar, além de familiares e visitantes do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA).

A gerente da Unidade Coletora de Sangue (UCS), Bruna Paixão, explica que a unidade é um braço da Hemorrede e tem o objetivo de aumentar a captação de sangue. “Quando o médico prescreve uma transfusão de sangue para um paciente, nós pedíamos para que os familiares compareceçem ao Hemocentro para repor esse sangue utilizado. Agora, os familiares não precisam se deslocar até lá, eles podem doar aqui mesmo durante as visitas, ou até mesmo ligar para agendar a doação”, explicou.

O número para o agendamento de doações de sangue é (62) 3209-9952. “Nos surpreendemos com o resultado do primeiro mês e o nosso intuito é trabalhar para sempre aumentar o número de doadores. Acreditamos que com a possibilidade dos doadores ligarem para agendar a sua doação, a tendência é esse número aumentar cada vez mais”, declarou a gerente.

A unidade

O UCS foi inaugurada no dia 28 de março pelo governador José Eliton e pelo secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela. O início das atividades da Unidade Coletora de Sangue e das novas dependências da Agência Transfusional está permitindo que o HGG aumente a captação de doações de sangue, necessária por causa da grande demanda para a realização de cirurgias eletivas e de emergência.

O espaço, que conta com salas de triagem, coleta e local para lanches dos doadores e sala de recuperação, além de área técnica com laboratório de análise, é um braço da Hemorrede e proporciona comodidade e agilidade aos familiares acompanhantes ou que estiverem visitando um paciente e desejarem doar, podendo fazê-lo no próprio hospital. O HGG recebe um grande fluxo de pacientes de interior que têm sua possibilidade de locomoção reduzida, o que também facilita a intenção de doar. A UCS está localizada no jardim externo, em frente à portaria da avenida Anhanguera.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo