TV Anhanguera e Hemocentro realizam mais uma edição do Anhanguera Saúde

Para celebrar a solidariedade, a TV Anhanguera e o Hemocentro de Goiás se uniram para conclamar a população a doar sangue nessa quinta-feira, 7/12, no Araguaia Shopping e nas unidades de coleta da Hemorrede Estadual distribuídas nas cidades goianas.  Desde segunda-feira, a TV Anhanguera está  exibindo uma série de reportagens que mostram a rotina na busca pelo líquido precioso que  salva vidas. São médicos, pacientes e profissionais de Saúde, entrevistados para compor a campanha pela doação.

Para o diretor do Hemocentro Estadual de Goiás – Nion Albernaz, Mauro Silva,  a iniciativa, que está na quarta edição é fundamental para ajudar  a repor os estoques de sangue suprir os hospitais estaduais. “Infelizmente, na época de festas de final de ano, as demandas por sangue nas unidades aumentam muito devido aos acidentes e violência. Para tanto, é primordial que a comunidade faça sua parte e doe sangue. Uma bolsa, apenas, é capaz de salvar quatro vidas”, explicou.

De acordo com Mauro Silva a expectativa para essa edição é de mais de 300 bolsas coletadas em Goiânia. O sangue será utilizado em transfusões de pacientes vítimas de acidentes de trânsito, com leucemias, portadores de hemofilia e coagulopatias, dentre outros pacientes do SUS.

As doações ficam mais escassas nos meses de julho, dezembro e janeiro em decorrência das festas de final de ano e do período de férias escolares.

A freqüência ideal de doação de sangue é de 90 dias para o homem, podendo realizar até 4 doações no ano e 120 dias para a mulher. O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. O índice de doadores de sangue no Hemocentro de Goiás de Janeiro de 2017 até 21/11/2017 foi de 24560 candidatos à doação de sangue e de 18348 bolsas de sangue coletadas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo