Tutoria da Atenção Básica será lançada em Caldas Novas

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Spais),  desenvolverá uma ação em Caldas Novas com o propósito de promover uma melhoria significativa no atendimento primário à saúde. Nesta quinta-feira, 11 de outubro, será realizado o Lançamento do Processo de Tutoria em Caldas Novas, com as presenças do prefeito Evandro Magal, do secretário municipal de Saúde de Caldas Novas, José Ricardo Mendonça, profissionais de saúde e lideranças políticas da região.

O processo de tutoria constitui a fase prática da Planificação da Atenção Primária – Mais Saúde para Goiás. Esta ação, que está sendo implementada em todo o Estado desde 2016 pela SES-GO em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), objetiva fortalecer a atenção básica nos municípios, por meio da qualificação dos profissionais e da adoção de novos processos de trabalho nas unidades básicas de saúde.

A coordenadora-geral da Tutoria da Planificação da Atenção à Saúde da SES-GO, Magda Lúcia Reges da Silva Barros, informa que o evento tem o objetivo de apresentar os processos de tutoria ao prefeito, autoridades dos municípios e aos técnicos da área da saúde. “Vamos destacar à clientela os macros e micros processos que impactam na atenção primária”, sublinha Magda Barros. Ela destaca que cabe ao município selecionar a unidade de saúde com melhor estrutura e efetivar o processo.

A SES-GO e o Conass, por sua vez, prestam o suporte e assessoria que culminam com o êxito da tutoria. Até o momento, conforme Magda Barros, 128 municípios já implementaram a tutoria em Goiás. O quantitativo é superior à meta estipulada pela SES-GO, que almejava efetivar a tutoria em 50% dos municípios goianos até o fim deste ano.

Entre as ações desenvolvidas nas unidades de saúde selecionadas como modelo com a implantação da tutoria destacam-se a implantação do prontuário eletrônico, o agendamento médico por bloco de horas, consultas familiares e a classificação de risco. Magda Barros assinala que a tutoria impacta na organização do sistema de saúde do município com a demanda de outras áreas. “Com a tutoria, a atenção primária assume o papel de ordenadora do processo, o que culmina com a melhoria e fortalecimento da atenção secundária e terciária”, acentua.

 

Serviço

Evento – Lançamento do Processo de Tutoria em Caldas Novas

Data – 11 de outubro de 2018

Horário – 8h30

Local – Centro Municipal de Educação Continuada Enir de Fátima Almeida

Endereço – Rua das Palmas, quadra GL, lote 4 – Estância Boa Vista – próximo ao Fórum de Caldas Novas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo