Tribunais de contas iniciam estudo de governança e gestão em saúde em Goiás
Os tribunais de contas do Estado (TCE-GO), dos Municípios (TCM-GO) e da União (TCU), em cooperação com o Instituto Rui Barbosa e apoio do Conselho Nacional de Saúde (Conass), vão obter e sistematizar informações sobre governança e gestão em saúde nas organizações da administração pública estadual e municipal. Os trabalhos, no âmbito estadual, foram iniciados na manhã de hoje (10/mar), com reunião conduzida pelo técnico do TCU Jonas Marcondes Lira, no plenário Henrique Santillo, do TCE-GO.
O resultado deste “Perfil de Governança e Gestão em Saúde”, que tem caráter preventivo e orientativo, será obtido após a análise das respostas de questionário eletrônico pela Secretaria Estadual da Saúde, Comissão Intergestores Bipartite e Conselho Estadual de Saúde de Goiás. Os representantes da área da Saúde nos municípios terão reunião no dia 18 de março, com promoção do TCM.
As informações coletadas serão consideradas sigilosas, sendo divulgadas apenas de forma consolidada, a partir de novembro de 2016.
Esse tipo de trabalho é executado pelo TCU na esfera federal, onde, atualmente, 100% das organizações respondem ao questionário e vem contribuindo para a melhoria do desempenho das organizações públicas federais, efeito que se espera também nos estados e municípios.
Além de técnicos de todos os organismos envolvidos, também participaram da reunião a presidente Carla Santillo, os conselheiros Celmar Rech, Sebastião Tejota e Saulo Mesquita e o secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela.
Fonte: TCE-GO