Treinamento sobre ética visa qualificação no atendimento

Abordagem também proporciona melhoria do relacionamento pessoal e humanização da assistência

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP), está desenvolvendo iniciativas com o propósito de promover e incentivar a qualificação e humanização no atendimento e a melhoria do relacionamento pessoal. Ao longo desta semana foi realizada a roda de conversa “Ética: uma Reflexão acerca do Compliance” para servidores lotados na GGDP e em outras áreas da Secretaria.

A palestra foi ministrada pela enfermeira e mestre em educação Miriam Cristina de Oliveira. Ela participou de um curso promovido pela Escola de Governo de Goiás com o compromisso de multiplicar o conteúdo apreendido para os profissionais da SES-GO. A profissional acentuou que, ao abordar o tema, procurou despertar nos servidores a importância da ética no cotidiano, no desenvolvimento das ações profissionais, no contato com os colegas e no atendimento à população.

“É fundamental todo servidor refletir se as suas atitudes são éticas e morais”, pontuou. Ela enfatizou, ainda, que a ética é um caminho, uma conduta com a qual o servidor tem a oportunidade de demonstrar para a pessoa atendida ou para o colega a importância que ela tem.

De acordo com a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SES-GO, Kátia Martins, serão realizados uma série de treinamentos como este com o propósito de imprimir cada vez mais a qualidade nos serviços da pasta. A iniciativa, conforme diz, contempla os propósitos do Compliance, programa adotado pelo Governo com o intuito de assegurar a qualificação, transparência e lisura das ações.

O Compliance está sendo desenvolvido nos órgãos do Estado por meio de levantamento aprofundado dos riscos e definição das ações para superá-los nas áreas de Contratos, Licitação e Folha de Pagamento. A SES-GO acrescentou a estas três áreas prioritárias os Contratos de Gestão celebrados com as Organizações Sociais para gerenciamento das unidades hospitalares da pasta. Kátia Martins acrescenta que as equipes da Secretaria o identificaram 55 riscos e definiram 79 ações a serem realizadas, garantindo a transparência e isenção da gestão.

Maria José Silva (texto) e Brito (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo