Treinamento para líderes no Huapa discute gestão de custos

O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) recebeu nesta quarta-feira (20 de janeiro) treinamento para líderes e gestores da unidade promovido pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) – Organização Social (OS) que administra o Huapa, o Hospital Materno Infantil (HMI) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiás. O 1º Encontro de Gestores IGH faz parte do Programa de Desenvolvimento de Gestão (PDG) do Instituto e tem como objetivo o desenvolvimento comportamental e técnico dos coordenadores e líderes das unidades de saúde geridas pela OS. Programado para ser realizado uma vez ao mês, o PDG contempla assuntos atuais e que impactam diretamente a gestão na área da saúde. O tema abordado nesse primeiro encontro pelo diretor da empresa de consultoria em gestão de custos Planisa, Eduardo Agostinho, foi gestão de custos.

Agostinho destacou a seriedade e importância de gerir os custos de uma unidade de saúde, e disse que não se pode colocar em risco a saúde de um paciente por não ter determinado medicamento ou aparelho. “O custo é apontado por competência de caixa e por aquilo que utilizo”, explicou. O diretor corporativo administrativo do IGH, Sigevaldo Santana, destacou que para haver uma gestão eficiente dos custos dos hospitais é preciso um planejamento estratégico para as unidades. “Nossa missão tem sido trabalhar o SUS, prestando serviços de excelência, com profissionais especializados e melhorando a qualidade de vida dos usuários”, ressaltou. Sigevaldo ainda destacou sobre o processo de acreditação que as unidades em Goiás deverão passar, e ressaltou como gerenciar os custos é importante para alcançar o objetivo. “É muito salutar fazer uma discussão sobre gestão”, acrescentou.

A diretora regional do IGH, Rita Leal, destacou a importância do treinamento e a preocupação do IGH em capacitar e qualificar os profissionais. “Esse é apenas o primeiro treinamento. Espero que todos aproveitem e possam aplicar em suas áreas”, desejou. O gerente regional do IGH, Márcio Gramosa, apresentou o planejamento do Instituto para 2016 em relação ao investimento em qualificação, ao informar que o IGH estabeleceu parceria com uma instituição de ensino para que os profissionais possam se capacitar. A coordenadora do Recursos Humanos (RH) do instituto, Nayla Melo, apresentou a nova estrutura do RH e o cronograma das próximas capacitações. “Estamos em implantação de novas formas de fazer as coisas. Buscamos capacitar líderes para termos uma gestão eficiente”, destacou.

Para o coordenador da manutenção do Huapa, Leonardo Ferreira, capacitações como essa são muito importantes para o pleno funcionamento do hospital, visto que renova o conhecimento das equipes e forma líderes. “Com o treinamento é possível motivar as equipes para alcançarmos os objetivos da empresa, que é fornecer atendimento em saúde com qualidade e humanização”, concluiu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo