Termina hoje o atendimento odontológico no CREDEQ

Está agendado para o final da tarde dessa quarta-feira (30/5) o encerramento nos atendimentos odontológicos aos pacientes internados no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), da SES – Governo de Goiás. O objetivo era promover a saúde bucal por meio de ações que criassem hábitos, orientações e práticas higiênicas, além de incentivar a importância e os benefícios.

O atendimento foi voltado para ações preventivas, com limpeza e aplicação de flúor em todos os pacientes. A iniciativa foi da Gerência de Enfermagem, que solicitou o serviço à Coordenação de Saúde Bucal de Aparecida de Goiânia, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde, em decorrência da alta demanda dos pacientes por tratamento odontológico.

O consultório móvel, que contou com um cirurgião-dentista e uma atendente, esteve estacionado no pátio externo do Núcleo Masculino 1, onde promoveu a assistência, entre segunda e quarta-feira. A ação odontológica teve início nesta segunda-feira (28), com palestras sobre higiene bucal, aos pacientes, ministrada pela cirurgiã dentista da prefeitura de Aparecida de Goiânia, Thatiane Urzeda da Silveira.

Em sua exposição, a dentista destacou a importância da saúde bucal, as principais doenças relacionadas a boca e ensinou a maneira assertiva da higienização bucal. Neste mesmo período, os 84 pacientes dos dois núcleos masculinos, participaram da palestra de igual teor proferido pela manhã. A apresentação aconteceu no hall de entrada do Núcleo Masculino 1.

O serviço odontológico não integra o protocolo terapêutico do Credeq, onde são tratados casos severos de dependência química, encaminhados pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps). A ação pontual, contudo, foi viabilizada pela direção como forma de atenuar um dos mais visíveis e dolorosos efeitos colaterais da dependência química. O consultório dentário faz parte do Projeto Sorria com Saúde, criado em 2009 e que reúne 59 dentistas, sete consultórios móveis e 20 consultórios fixos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo