Técnicos da saúde, da radiografia à intubação, ajudam a salvar vidas

Unidade do Governo de Goiás em Trindade, Hutrin homenageia profissionais neste 14 de abril, Dia do Técnico em Serviço de Saúde

Elioneide Alves e Luíza Vieiras, técnicas em enfermagem do Hospital Estadual de Urgências de Trindade

O técnico de enfermagem Luiz Antônio Soares Silva, de apenas 21 anos, está longe dos parentes há muitos meses. A saudade aperta, mas a coragem de enfrentar o desconhecido, todos os dias, é maior. “Eu larguei minha vida pessoal para cuidar da saúde de outras pessoas. A sorte é que tenho o apoio da minha família, que vejo em chamadas de vídeo ou falo pelo telefone. Mas tenho muito orgulho da minha profissão”, conta Silva.

O avanço da Covid-19 fez a técnica em enfermagem Elioneide Alves Silva Martins deixar a ala da maternidade e entrar na linha de frente ao combate do coronavírus. “Fiquei um pouco assustada no começo. Havia um impacto psicológico muito forte. Somos seres humanos cuidando de outros seres humanos. O que nos dá força é que estamos travando uma luta juntos”, diz, emocionada.

Os dois personagens fazem parte de um esquadrão de profissionais que atua todos os dias no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), reforçando o atendimento humanizado e solidário e fazendo a diferença nos resultados positivos de altas médicas diárias na unidade hospitalar.

“Reconhecemos, neste 14 de abril, Dia do Técnico em Serviço de Saúde, a dedicação cotidiana desses profissionais para que mais pessoas possam voltar para suas casas com saúde”, afirma Getro Oliveira de Pádua, diretor do Hutrin.

A profissão de técnico foi reconhecida no Brasil pela Constituição de 1937. Atualmente, o País conta com mais de 2 milhões de profissionais dessa área, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. 

De acordo com a pesquisa Perfil da Enfermagem, realizada em parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a enfermagem brasileira é composta por um quadro de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros.

Luiz Fernando Fernandes (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo