Técnicas para relaxamento do bebê são ensinadas a mamães no HMNSL

Durante encontro do Grupo Gestar Vidas, unidade da SES aborda técnicas como massagem indiana e banho de ofurô, que promovem benefícios para saúde da criança

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), por meio do Serviço Social e Capelania da unidade, promoveu na terça-feira, 9, o penúltimo encontro do 102º grupo Gestar Vidas, no qual foram abordadas técnicas terapêuticas voltadas aos recém-nascidos, como a Shantala e o banho de ofurô, utilizados principalmente para o relaxamento do bebê, além de promover benefícios para a saúde.

A fisioterapeuta Thatiany Ikeda apresentou às mães a Shantala, massagem indiana que ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento de problemas relacionados ao sistema gastrointestinal, como cólicas e prisão de ventre. “Estudos mostram que a Shantala também ajuda a regularizar o sono, acalma e reduz as cólicas. Também pode auxiliar os bebês a terem uma melhor percepção do próprio corpo, funcionando como um estimulante para um melhor desenvolvimento psicomotor. Outro benefício é o desenvolvimento do vínculo materno por meio do toque, capaz de equilibrar as emoções e acalmar os bebês”, salientou.

Em seguida, Thatiany ensinou as técnicas da massagem, mostrando cada movimento dinâmico por todo o corpo do bebê. O banho de ofurô também foi simulado com o uso de bonecos. Esse banho proporciona aos bebês a sensação aproximada do útero, de conforto, aconchego e tranquilidade, auxiliando, dessa forma, a transição e adaptação do pequeno ao novo ambiente. “Esta é uma forma de relaxamento para o bebê. Portanto, acaba tendo o tempo de duração maior que um banho tradicional e, desde os recém-nascidos até o sexto mês podem usufruir desse tipo de banho”, definiu.

Yasmine de Paiva, do IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo