SMS de Aparecida faz palestra sobre tuberculose no Credeq

A Gerência de Enfermagem do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (Credeq – Prof. Jamil Issy), promove nesta quinta-feira (31) a palestra sobre tuberculose, com a finalidade de divulgar informações sobre a doença que mata cerca de 6 mil brasileiros ao ano, dentre os 85 mil casos notificados, de acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

A preleção, que será feita pela coordenadora do Programa de Combate a Tuberculose da Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia, Magaly de Carvalho, acontece ao meio dia, na Sala de Terapia Ocupacional 3, do Ambulatório Adulto do Credeq – Prof. Jamil Issy. A exposição será efetuada aos colaboradores e pacientes ambulatoriais e hospitalares.

Mundialmente, uma pessoa é infectada com tuberculose (TB) a cada um segundo. O Brasil integra o grupo dos 22 países que concentram 80% dos casos de TB registrados no mundo. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de transmissão direta, de pessoa para pessoa, cuja vulnerabilidade aumenta na medida em que a imunidade diminui.

A imunização contra a TB é feita por uma dose única da vacina BCG, utilizada desde 1921. A proteção, contudo, não é total, pois depende da forma. Ela é a aplicada nos postos de saúde pública. O Ministério da Saúde esclarece em seu site, que a imunização é realizada, geralmente, em recém-nascidos com peso acima de dois quilos, que não apresentem imunodeficiência congênita ou adquirida, ou que não tenham afecções dermatológicas extensas na área da aplicação da vacina, ou que estejam em uso de dose elevada de corticosteroides.

A transmissão é feita de pessoa a pessoa, quando a infectada falar, espirrar e tossir. Usualmente, a contaminação acontece com pessoas que moram com o paciente ou que convivem com ele em ambientes fechados. Tosse, febre, sudorese noturna, cansaço, fraqueza e perda de peso são alguns dos principais sintomas. A doença é silenciosa e por isso o infectado pode demorar de duas semanas até quatro meses para procurar ajuda médica.

O tratamento é feito em casa, apenas casos especiais são realizados no hospital por causa do risco de contaminação. A medicação oral é realizada por seis meses, nos primeiros dois meses o paciente utiliza quatro tipos de remédios e nos últimos quatro somente com dois deles. A Tuberculose é infectocontagiosa e é causada por um micro-organismo (mycobacterium tuberculoses) conhecido como bacilo de koch. Ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar quase todas as partes do corpo.

O diagnóstico da tuberculose é realizado clinicamente pelo médico e confirmado pelos exames radiológicos e de baciloscopia. Em Aparecida de Goiânia, o diagnóstico de tuberculose é realizado pelo laboratório do Cais Nova Era, onde está disponibilizado o Teste Rápido, que tem a capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas 2 horas. “Quando mais cedo o diagnóstico, mais rápido a cura”, destaca a Magaly de Carvalho.

Serviço

Assunto: Saúde de Aparecida faz palestra sobre tuberculose aos colaboradores do Credeq

Dia: Quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Local: Sala de Terapia Ocupacional 3, do Ambulatório Adulto do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, situado à Estrada Municipal, Qd.- Gleba 02, Lt.- Parte 02, Bairro Fazenda Santo Antônio, em Aparecida de Goiânia – Depois do Polo Empresarial.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo