Sistema da SES para combate ao Aedes vence prêmio nacional

O Sistema Integrado de Monitoramento Aedes Zero (SIMAZ), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) com o objetivo de subsidiar e monitorar os focos do Aedes aegypti e as ações de combate ao mosquito em todo o Estado, foi premiado no evento HDI Expogov Brasília 2018. A solenidade de premiação aconteceu na noite desta sexta-feira, 18 de outubro, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. A SES-GO foi representada pela gerente de Tecnologia da Informação, Luiselena Luna Esmeraldo e pelo coordenador-geral de Vigilância e Controle Ambiental, Marcello Rosa.

“Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho da SES no combate ao Aedes, na diminuição dos casos de dengue, zika e microcefalia. É a prova que trabalhar sério vale a pena”, comentou Luiselena Luna.

O HDI é um instituto encarregado de disseminar no mercado as melhores práticas de gestão de tecnologia de informação e suporte a cliente produzidas por gestores das principais empresas globais. As iniciativas inscritas foram analisadas pelo comitê gestor, composto por membros do AdvisoryBoard de Governo do HDI (AGOV) da qual fazem parte os seguintes órgãos: Tribunal de Contas da União, Câmara dos Deputados, HDI Brasil, Caixa Econômica Federal, Tribunal Regional Federal – 1° Região, Ministério da Saúde, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, INTERPOL e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Na premiação, especificamente, o SIMAZ foi descrito como Combate à Dengue por Georreferenciamento. Além dele, foram classificados como finalistas do prêmio os sistemas Meu DigSUS, do DATASUS/Ministério da Saúde; Smartlab de trabalho decente, do Ministério Público do Trabalho e CNH Digital, do Serpro e Denatran.

O SIMAZ foi criado em setembro do ano passado por equipes da Gerência de Tecnologia da Informação e pela coordenação de TI do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, sob a orientação técnica Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.

O novo sistema tem como fundamento o georreferenciamento. Ele possibilita o monitoramento do número de imóveis visitados, trabalhados, fechados, com foco do mosquito, visitas recusadas e recuperadas. O sistema também faz o acompanhamento das notificações georreferenciadas e da realização de bloqueios de transmissão.

Durante a solenidade, Marcello Rosa e Luiselena Esmeraldo fizeram uma apresentação do SIMAZ mostrando os resultados positivos de redução da infestação predial, da incidência de arboviroses e a melhoria das coberturas de visitas domiciliares, integração entre as áreas da saúde e defesa civil, agentes comunitários de saúde e de endemias, gestores estaduais e municipais. Eles destacaram o papel decisivo que as informações georreferenciadas, e em tempo oportuno, têm na tomada de decisões gerenciais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo