Sest/SUS prepara encontro de escolas de saúde pública

Em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília, a Escola Estadual de Saúde Pública está preparando um Encontro das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública de Goiás para promover a troca de experiências entre os trabalhadores das esferas federal, estadual e municipais. Devem participar, além de representantes da Fiocruz, os funcionários da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para SUS, da Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia e da Escola Municipal de Saúde Pública de Aparecida de Goiânia. Também serão convidados representantes da Escola de Governo, do Conselho Estadual de Educação e das Universidades Federal e Estadual de Goiás.

O encontro está agendado para acontecer na segunda quinzena de setembro com o objetivo principal de discutir estratégias para o fortalecimento das escolas de saúde pública e centros formadores e a transformação da Sest-SUS como referência da área para a Região Centro-Oeste. Entre as palestrantes convidadas está a coordenadora-executiva da Rede Nacional de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, Rosa Souza.

Outro importante assunto que deve ser debatido é a integração entre ensino e serviço em saúde pública com uma palestra de um representante da Fiocruz, Armando Raggio. A proposta da superintendente de Educação e Trabalho para o SUS de Goiás, Irani Ribeiro, é encontrar caminhos que levem a uma formação cada vez mais eficiente dos trabalhadores do SUS e, consequentemente, a melhoria dos serviços de saúde aos usuários do sistema. “A população merece um atendimento de qualidade e nós temos a obrigação de oferecer este serviço com toda a eficiência e dedicação. Temos que estar bem preparados para desempenhar este importante papel na sociedade”, afirmou ela.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo