Sest/SUS participa de simpósio sobre ensino em saúde


Representando a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Rafaela Veronezi, e a gerente da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, Fabiana Carvalho, estão participando hoje e amanhã (08 e 09/11), do I Simpósio do Mestrado em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Goiás. O evento propõe a divulgação e o debate sobre a graduação e pós-graduação no âmbito do Sistema Único de Saúde.

A participação em discussões sobre o ensino em saúde é importante para a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS pois, como instituição que atua na qualificação dos trabalhadores do sistema público de saúde de Goiás, deve estar alinhada com o desenvolvimento de inovações das metodologias de ensino. Já é consenso entre os especialistas na área que a melhoria do serviço prestado à população passa, necessariamente, pela qualidade da formação dos profissionais de saúde.

Durante palestra sobre os “Desafios da Formação Profissional em Saúde no Contexto Atual”, proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ricardo Ceccim, os conhecimentos transmitidos aos alunos dos cursos da área de saúde de forma catedrática devem ser reforçados por metodologias que levem em consideração as necessidades atuais do serviço de saúde. Para ele, que é um dos pioneiros do processo de Educação Permanente no Brasil, o atendimento aos indivíduos devem considerar vários outros aspectos além da anatomia do corpo humano.

A superintendente Rafaela Veronezi explicou que Goiás já trabalha com as metodologias ativas que discute as realidades locais onde as ações de saúde são, de fato, aplicadas. Este processo, segundo ela, é uma evolução da formação dos profissionais de saúde. Para a superintendente o serviço prestado à sociedade deve ter a qualidade necessária à melhoria da vida das pessoas, concluiu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo