Sest-SUS participa de planejamento de atividades da RET-SUS

Evento em Brasília formará grupos para discutir e definir o planejamento da educação profissional para o biênio 2019/2020 das unidades da rede de escolas técnicas do SUS

A superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), Luciana Vieira, e as servidoras Kelli Coelho Santos e Tânia Valéria Lucas representam a Escola de Saúde Pública de Goiás na Oficina Nacional de Planejamento das Atividades de 2019/2020 da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). Realizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, o evento é realizado em Brasília, nesta terça-feira, 21, e quarta-feira, 22.

Durante a oficina serão formados grupos de trabalho para discutir e definir o planejamento da educação profissional para o biênio 2019/2020 para todas as unidades da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). Este planejamento vai contribuir para a execução das ações educativas para o profissional de nível médio e técnico do SUS, em consonância com o Plano de Educação Permanente do Estado de Goiás – PEEPS.

A abertura do evento ocorreu às 9h e contou com representantes dos órgãos que compõem a Comissão de Coordenação da RET-SUS. São eles: Vanessa Murta, coordenadora geral de ações técnicas de educação na saúde; Rubens Martins, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC); Mônica Padilha, da Organização Pan Americana de Saúde (Opas/OMS); Haroldo Pontes, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Márcia Cristina Pinheiro, do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems); e Sheila Cruz, diretora da Escola Técnica de Saúde do Espírito Santo (Etsus-ES), representante da região sudeste na RET-SUS.

Qualisaúde – Brasil

Em seguida, foi apresentado o Programa Qualisaúde – Brasil, expectativas de financiamento federal para os projetos da RET-SUS, pelo Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto. As atividades da manhã foram encerradas com a apresentação de um consolidado das ações propostas nos Planos Estaduais de Educação Permanente para os profissionais de nível médio e técnico do SUS.

Na parte da tarde, os grupos de trabalho vão discutir prioridades das ações propostas para os profissionais de nível médio e técnico do SUS nos Planos Estaduais de Educação Permanente, elaborados em 2018, passíveis de serem financiados por recursos federais.

De acordo com Luciana Vieira, essas oficinas reforçam a importância de uma agenda para a Educação em Saúde, com intercâmbio de melhores práticas entre os diversos entes da federação e planejamento integrado das prioridades das ações educacionais. “A Escola de Saúde de Goiás reforça o protagonismo regional e a opção pelo trabalho colaborativo e o aprendizado contínuo de sua equipe e de seus processos de trabalho”, avalia Luciana.

Gabriela Dutra, da Comunicação Setorial

Legenda da foto: da esquerda para a direita: Tânia, Luciana e Kelli Santos, da Sest-SUS, em Brasília

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo