Sest/SUS oferece curso Projeto Vida no Trânsito


Foram abertas hoje e continuam até o dia 20 de novembro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento para Implantação e Execução do Projeto Vida no Trânsito (PVT) nos municípios prioritários do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas de Goiás (OMSH), bem como os que queiram aderir ao PVT. Podem participar profissionais com vínculo no SUS e de outras instituições estaduais ou municipais, além de trabalhadores ligados à Universidade Estadual de Goiás (UEG), Departamento de Trânsito (Detran), Secretarias Municipais de Trânsito, Segurança Pública, SAMU, Corpo de Bombeiros e membros do Conselho de Controle Social . As inscrições devem ser feitas pelo sítio eletrônico do formsus no item

 https://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34223

O objetivo é formar profissionais para a implantação e execução do PVT em cada município participante. São 140 vagas ofertadas na modalidade semi-presencial, com carga horária total de 136 horas, sendo 16 presenciais e o restante em EaD (Educação à Distância). A previsão do início das aulas é para o dia 05 de fevereiro de 2018, com encerramento no dia 25 de junho do mesmo ano.

Segundo Maria de Fátima Rodrigues, que é coordenadora de Violência de Acidentes da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás (Suvisa), a proposta é melhorar a segurança viária para redução de mortos e feridos graves no trânsito no âmbito dos municípios, com ações de monitoramento, avaliação e prevenção de acidentes. Segundo ela a proposta é desenvolver estratégias de educação permanente em saúde através de temas abordados no curso que possibilitem a qualificação nas áreas de vigilância de óbitos e feridos graves, na identificação de fatores de risco e pontos críticos de ocorrência de acidentes, com a definição de ações prioritárias para redução de acidentalidade.

A definição dos municípios prioritários em Goiás levou em conta o porte populacional, a posição geográfica e as taxas de mortalidade por acidente de transporte terrestre. Dentre os municípios escolhidos estão Anápolis, Aparecida de Goiânia, Jataí, Morrinhos e Itumbiara, por exemplo. O Projeto Vida no Trânsito já foi realizado pelo Ministério da Saúde na maioria capitais brasileiras, incluindo Goiânia, alcançando resultados positivos. Com o mesmo propósito a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest/SUS) e a Suvisa estão replicando o conteúdo para os municípios goianos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo