SES sensibiliza prefeitos da Regional São Patrício II sobre consórcios

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou nessa sexta-feira, 11 de novembro, uma reunião com prefeitos eleitos da Regional de Saúde São Patrício II para sensibilizá-los quanto à importância da formação, consolidação e fortalecimento dos consórcios públicos de saúde. A reunião, na Associação Médica de Goianésia, foi coordenada pelo gerente das Regionais de Saúde da SES-GO, Armando Zafalão, que destacou a necessidade de regionalização dos serviços e cooperação entre os municípios para oferecer atendimento adequado e com qualidade à população.

O gerente das Regionais explicou que o consórcio público é uma associação entre dois ou mais entes que busca soluções conjuntas para problemas comuns. Ele ressaltou que o associativismo proporciona aos municípios maior poder de negociação para aquisição de insumos e contração de serviços. “Dessa forma, os gestores municipais conseguem economizar. O recurso que sobra pode ser aplicado na Atenção Primária e nós sabemos que o fortalecimento da Atenção Primária diminui o encaminhamento de pacientes para a alta e média complexidade”.

Desde junho do ano passado, já funciona em Goianésia o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do São Patrício (CISVALE). Fazem parte dele: Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Barro Alto, Vila Propício, Santa Rita do Novo Destino, Itaguaru, Santa Isabel e Goianésia.

Segundo o secretário de saúde de Goianésia e presidente do CISVALE, Marcelo Gomes, atualmente são realizadas através do Consórcio mais de 600 consultas por mês em Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Neurologia, Angiologia, Oftalmologia e Urologia. “Recentemente adquirimos um consultório oftalmológico. Será o primeiro de Goiás totalmente público. Agora temos pela frente o desafio oferecer exames de imagem para população da região.”

De acordo com o prefeito eleito de Goianésia, Renato de Castro, os consórcios públicos contribuem para o ganho de escala e consequentemente para a eficiência dos gastos. “Somando forças somos mais fortes. Aquilo que é muito pesado para um único município, fica mais leve para oito, como no nosso caso.”

Já o prefeito eleito de Vila Propício, Cirlei Araújo, afirmou que os consórcios públicos são alternativas para que os municípios possam enfrentar as dificuldades financeiras. “Os gestores municipais precisam se unir para atender a população. Nesse sentido, os consórcios mostram-se como uma alternativa viável para atender bem e com qualidade.”

Também estiveram presentes na reunião: o assessor jurídico do CISVALE, Thadeu Botega, servidores da Regional, e os atuais secretários municipais de saúde de Padre Bernardo, Jocelino Alves, e Santa Rita do Novo Destino, Reginaldo Martins – cidades em que os prefeitos foram reeleitos.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo