SES sensibiliza prefeitos da Regional Rio Vermelho sobre consórcio
Consórcios Públicos regionalizam Saúde Pública e melhoram qualidade de vida da população do interior. Por meio deles, municípios vizinhos se unem para oferecer melhor assistência médico-hospitalar à população, a custos menores.
Os prefeitos eleitos para administrar os 17 municípios que integram a Regional de Saúde Rio Vermelho foram sensibilizados a fortalecer o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Rio Vermelho/Vale do Araguaia. Em reunião realizada nesta sexta-feira, 4 de novembro, na Cidade de Goiás, o gerente das Regionais de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Armando Zafalão, destacou que a parceria entre os gestores municipais constitui uma estratégia exitosa para garantir a oferta de serviços essenciais e a garantia de assistência qualificada à população.
A reunião na Regional Rio Vermelho é a terceira realizada nesta semana com o propósito de apresentar aos novos gestores municipais a viabilidade de estruturação dos Consórcios Públicos de Saúde. Também participaram de encontros da mesma natureza prefeitos eleitos dos municípios das Regionais de Saúde Nordeste 1 e Central. Na Regional Rio Vermelho, o consórcio foi oficialmente formalizado em 2015 e está em vias de entrar em funcionamento. Dos 17 municípios que integram a região, 16 aderiram à proposta, com exceção de Itaberaí. Em seu pronunciamento, Armando Zafalão acentuou que além de demonstrar aos participantes a importância de desenvolver ações para o pleno funcionamento do consórcio, a iniciativa visa alertar o gestor de Itaberaí a se integrar ao grupo.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Rio Vermelho/Vale do Araguaia terá a sede administrativa instalada em um imóvel cedido pela Prefeitura da Cidade de Goiás. Armando Zafalão informa que a partir de agora, os gestores têm o desafio de operacionalizá-lo, com a contratação dos serviços fundamentais à população. Na Regional Rio Vermelho, especificamente, a oferta de procedimentos e consultas de média complexidade representa a principal demanda, o maior gargalo enfrentado pelos municípios.
Os 17 municípios que fazem parte da Regional de Saúde Rio Vermelho somam, juntos, cerca de 200 mil habitantes. Dos 17 gestores eleitos neste ano, 3 foram reeleitos. Armando Zafalão acrescenta que, além dos serviços de média complexidade, também são apontadas como necessidade e metas a serem efetivadas pelo consórcio a oferta do atendimento móvel de urgência, a implantação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o melhor funcionamento do sistema de regulação e o transporte sanitário de pacientes, sobretudo dos que necessitam da execução de procedimentos eletivos. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Rio Vermelho/Vale do Araguaia é presidido pela prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos.