SES recebe nota máxima em transparência no “Goiás Mais Transparente”

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) ganha selo ouro, ao atingir nota máxima no Programa.

 

Superintendente da Suvisa, Flúvia Amorim, e coordenadora de site e transparência da SES-GO, Lívia Soares, recebem prêmio do Goiás Mais Transparente, do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu, nessa quinta-feira, 8, premiação por ter alcançado selo ouro, no Ranking da Transparência do Goiás Mais Transparente, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). Isso significa que a pasta atingiu 100% de conformidade das informações que devem ser divulgadas no Portal da Transparência, na premiação que tem o objetivo de aprimorar a transparência das informações prestadas aos cidadãos.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, representou a SES e recebeu o prêmio. Ela ressaltou a importância do trabalho da transparência fazendo uma analogia. “A corrupção é como uma doença, e como qualquer enfermidade é preciso trabalhar com medidas de prevenção. Portanto, a transparência é uma ferramenta que proporciona o controle e a prevenção de desvios. É a melhor vacina para evitarmos desvios na administração pública”. 

A gestora também lembrou que a partir do momento que existe facilitação do acesso das informações ao cidadão, é possível melhorar a compreensão do trabalho desenvolvido e os resultados. Para ilustrar, Flúvia citou o trabalho na pandemia como um exemplo de transparência.

“Na época tentamos promover a divulgação de todas as ações, dos números da doença, as medidas de prevenção e tratamento e, lógico, também dos gastos. Foi um ‘case’ de sucesso quando associamos à transparência”, afirmou.

Por fim, ela elogiou o trabalho da Comunicação Setorial, responsável pelo Portal da Transparência, para a conquista desse prêmio. O prêmio é realizado tendo como base metodologia da Associação Brasileira dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).

 Transparência ativa e passiva
O objetivo do prêmio é estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo da transparência ativa (dados colocados nos portais de transparência) e passiva (dados solicitados via Lei de Acesso à Informação), pelo atendimento das exigências legais e pela implementação das melhores práticas de entrega de informações para a sociedade. Em média, cada página de acesso à informação teve 160 itens avaliados, após uma consultoria prévia da CGE.

O índice de transparência que mede a conformidade das informações divulgadas nas páginas de acesso à informação premia os órgãos com troféus e o selo de transparência, de acordo com os seguintes critérios de atendimento: ouro (90% a 100%), prata (80% a 89,99%) e bronze (70% a 79,99%). A avaliação divide os órgãos e entidades por categoria de administração direta e administração indireta.

Thiago Lagares (texto) / Marco Monteiro (foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo