SES realiza oficina para gestão do projeto Planifica Goiás

Oficina capacita profissionais do SUS para operar ferramenta de gestão que qualifica os processos de trabalho e as competências gerenciais na saúde pública

Secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, na abertura da Oficina de gestão do projeto Planifica Goiás

O projeto Planifica Goiás é um instrumento de gestão que tem como objetivo apoiar o corpo técnico das secretarias Estadual e municipais de saúde na organização dos processos da atenção básica de saúde. Utiliza a educação permanente como estratégia para promover a discussão e reflexão sobre os processos de trabalho, a fim de provocar mudanças nos métodos das equipes de saúde. 

O objetivo é desenvolver o conhecimento, habilidade e atitudes dos profissionais para planejamento e coordenação da atenção à saúde. Para dar sequência à implantação do Planifica Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg) promove no auditório da Sesg, uma oficina voltada para os profissionais do SUS de todo estado.

A abertura do encontro na manhã desta terça-feira, 30/08, contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, que ressaltou a relevância de uma ação de educação permanente no Estado, que visa principalmente, o planejamento e organização na atenção à saúde. “O projeto tem uma lógica muito importante em cada município, ao propor um processo harmônico, desenvolvido em várias áreas, qualificando os processos de trabalho na gestão da saúde pública”, afirmou ele.

O projeto operacionalizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás é uma parceria com o Ministério da Saúde, a partir da metodologia definida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), estabelecida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), por meio da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência (BP).

Além de promover interação entre as regionais de saúde e os parceiros envolvidos, a oficina tem a proposta de reafirmar pontos importantes promovidos pelo projeto no Estado de Goiás.  “Temos muitos resultados positivos e a medida que avançamos, a gente enxerga o quanto esse  projeto beneficia, reorganiza e fortalece o SUS”, enfatiza a superintendente da SESG, Viviane Leonel Cassimiro Meireles.

O projeto busca desenvolver o conhecimento, habilidade e atitudes dos profissionais para planejamento e coordenação da atenção à saúde. Além das palestras programadas, os representantes das dezoito regionais de saúde e das superintendências da SES-GO, trocaram ideias e experiências na roda de conversa com consultores regionais da SES por Macrorregião. 

 

Yara Galvão (texto) / Marcos Monteiro (foto) – Comunicação Setorial SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo