SES realiza 6ª Jornada Científica para discutir aplicabilidade de inovações e tecnologias no SUS

Evento organizado pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, com apoio da Fapeg, Cosems e Ministério da Saúde, foi aberto pelo secretário Sandro Rodrigues

Profissionais de saúde durante a 6ª Jornada Científica da SES, no auditório da Escola de Saúde de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) deu início à sua 6ª Jornada Científica, nesta quinta-feira (10/11), com o tema Aplicabilidade de inovações e tecnologias no Sistema Único de Saúde. O evento, realizado no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg), teve a participação do secretário Sandro Rodrigues. 

A jornada foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, mas teve o pontapé inicial na quarta-feira (9/11), com a Mostra de Pesquisa Aplicada ao SUS: Gestão e Academia, em que trabalhos de doutorandos da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram apresentados e discutidos. A mostra, assim como a jornada, debateu as melhorias que podem ser implementadas na rede pública de saúde. 

Ao abrir a 6ª Jornada Científica, Sandro Rodrigues destacou o papel fundamental da pesquisa na gestão estadual para que os serviços destinados à população sejam constantemente adequados às reais necessidades da população. “O SUS é um grande legado que vem sendo construído no Brasil, e pretendemos dar continuidade por meio desta jornada”, disse o secretário. 

A superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Meireles, responsável pela organização da jornada, lembrou que o principal objetivo do evento é incentivar o diálogo entre os representantes das diversas instituições que apoiam a pesquisa científica em Goiás e no Brasil. “Já são seis eventos grandiosos que fortalecem as pesquisas no SUS. No ano passado, discutimos as inovações para a saúde, e neste ano, vamos pontuar a aplicabilidade dessas questões”, explicou Viviane. 

A jornada foi dividida em uma mesa de debates, palestra e apresentação de trabalhos. O primeiro momento tratou sobre O fomento à pesquisa em saúde no estado de Goiás, o qual os representantes do Ministério da Saúde, Fapeg, SES e Cosems discutiram no âmbito de suas respectivas instituições. A palestra, elaborada pela SES, abordou o tema Inteligência artificial no SUS, onde me encaixo? Por fim, foi feita a apresentação dos 20 trabalhos previamente inscritos e selecionados pela Comissão Organizadora da 6ª Jornada Científica da SES-GO.

Também estiveram presentes na jornada a subsecretária da SES-GO, Danielle Jaques Modesto; o gerente científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fritz Eduardo Kasbaum; a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Haline Rachel; e a consultora técnica do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), do Ministério da Saúde, Elizabeth Alves de Jesus.

Isabela Melo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo