SES promove Dia A: Goiás Veste Azul com ações para alertar sobre saúde dos homens

Evento que integra programação do Novembro Azul reúne serviços como aferições de saúde, testes de glicemia e hepatites e partida de futebol para servidores

Ação na SES reúne serviços como auriculoterapia e testagens de hepatites virais, HIV, ISTs

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta sexta-feira (18/11), várias ações que marcaram o Dia A: Goiás Veste Azul, como parte da programação da campanha Novembro Azul, de conscientização sobre a saúde do homem.

O evento ofereceu serviços de aferição de pressão, testes de glicemia, hepatites B e C, HIV/Sífilis, além de auriculoterapia, que faz parte das Práticas Integrativas Complementares. Envolveu ainda doações de mudas de plantas e uma partida de futebol, organizada entre os servidores. 

O secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, participou da solenidade de abertura das atividades, lembrando a importância dos exames periódicos para prevenir várias doenças, que é o foco da campanha Novembro Azul. “É importante que a gente abrace essa campanha e cuide da saúde, não só da próstata, mas no geral”, frisou o secretário.

Foco ampliado

A campanha Novembro Azul realizada no Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), que ampliou o foco para os cuidados com o homem. Além do câncer de próstata, que até outubro deste ano, atingiu 372 homens em Goiás, outro enfoque foi para doenças cardiovasculares, que lideram o ranking de mortes no público masculino. Segundo dados do MS, de 2016 a 2020, cerca de 30 mil homens com mais de 30 anos de idade foram vítimas dessas doenças em Goiás. Em seguida vem o câncer, com 17,2 mil mortes, no mesmo período.

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo