SES promove debate sobre saúde bucal no âmbito do SUS 

Evento realizado em parceria com o Conselho Regional de Odontologia é o primeiro a reunir coordenadores da área no Estado, com a participação de especialistas estaduais e nacionais

Mesa diretora do primeiro encontro dos coordenadores de saúde bucal no Estado no âmbito do SUS

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO), reuniu gestores municipais, coordenadores de saúde bucal, cirurgiões-dentistas e acadêmicos de odontologia de todo o Estado no primeiro encontro dos coordenadores de saúde bucal do Estado.

O objetivo do encontro foi apresentar o panorama da saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e, para isso, debateu temas sobre gestão, assistência, ensino e pesquisa, fluoretação da água, câncer de boca e farmacologia. Os assuntos foram abordados em palestras que ocorreram durante todo o dia de segunda-feira (21/11).

O gerente de Atenção Secundária da SES-GO, Fabrício Pereira Montes, também um dos palestrantes, abordou a importância do debate para fortalecimento e qualificação da assistência em saúde bucal. “Fizemos aqui uma educação continuada, com atualização para os nossos coordenadores, para que eles prestem um atendimento ainda melhor em todas as unidades.”

O presidente do CRO-GO, Renerson Gomes dos Santos, reforçou que o encontro serviu para dar respaldo aos coordenadores de saúde bucal que atuam no Estado. “Juntamos, nesse encontro, os poderes estadual e federal para dar força aos municípios. O conselho preza pelo melhor atendimento à população.

Entre os convidados, o coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde (MS), Wellington Mendes Carvalho, especialista em políticas públicas e gestão em saúde abordou o panorama nacional de saúde bucal.

O encontro foi também uma oportunidade de reunir experiências e ideias para composição de um plano estratégico estadual para ampliar o serviço de qualidade de odontologia com acesso facilitado. Uma das propostas é oferecer assistência na saúde bucal na rede de Policlínicas, que atualmente conta com seis unidades para atendimento nas cinco macrorregiões de saúde do Estado.

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo