SES promove cinedebate e depoimento de pessoa transplantada

Relato da experiência de empreendedora que recebeu um rim e o filme Dois Corações, baseado em fatos reais, serão abertos a todos os públicos, especialmente servidores da Saúde, seguidos de sessão de perguntas e respostas

Cartaz do filme Dois Corações, que será exibido no cinedebate desta sexta-feira, na Escola de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da sua Gerência de Transplantes (CET), vai realizar um cinedebate para promover a reflexão sobre a doação de órgão e tecidos. O evento reúne o depoimento de uma pessoa transplantada e a exibição do filme Dois Corações, seguidos de sessão de perguntas e respostas comandada pela gerente de Transplantes, Katiuscia Freitas. O cinedebate será nesta sexta-feira (16/06), às 14h, no auditório da Escola de Saúde Pública do Estado.

A exibição do filme, baseado em fatos reais, e o debate são abertos a todos os públicos, especialmente os servidores da Saúde que têm papel fundamental na identificação de potenciais doadores e no apoio às famílias que enfrentam a difícil decisão de autorizar a doação. 

Estudantes universitários das áreas de saúde também são convidados a participar, pois representam o futuro dos cuidados médicos e podem disseminar a importância da doação, colaborando para um futuro com mais qualidade de vida para aqueles que aguardam por um transplante.

Antes do debate, a empreendedora Elivania Ferreira Barbosa, de 31 anos, três deles com um rim transplantado, vai compartilhar sua experiência, abordando a angústia da espera por um órgão e a felicidade em receber essa segunda chance de vida. 

A iniciativa busca destacar a importância de informar a família sobre a decisão de ser um doador, além de desmistificar e esclarecer questões relacionadas ao processo de doação e transplante. E ainda fazer com que a população reflita sobre a realidade enfrentada pelos pacientes que estão na fila de espera, para tomar decisões de forma consciente e solidária.

Desafio
De acordo com Katiuscia, a falta de informação e o desconhecimento sobre o processo têm sido um desafio para ampliar o número de doadores e atender à demanda crescente por transplantes em Goiás e no País. "O evento é uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a doação de órgãos e tecidos, e também de entender os trâmites legais e éticos envolvidos nesse processo", afirma a gerente.

"Aproveitando o contexto do mês dos namorados, queremos utilizar o filme Dois Corações para retratar o processo de doação de órgãos. Desejamos conscientizar a sociedade sobre a existência dessa fila de espera muitas, vezes invisível para muitas pessoas, mas que afeta a vida de milhares de pacientes em todo o Estado", disse assistente técnica de Saúde da SES-GO, Sandra da Silva Amorim de Oliveira, que participa da organização do evento.

Luana Avelar/Comunicação Setorial

Foto: divulgação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo