SES promove ações de prevenção pelo Dia Mundial do Diabete

Várias atividades simultâneas são realizadas nesta quarta-feira, para alertar as pessoas sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença

Servidor da SES passa por aferição de pressão arterial, um dos serviços oferecidos durante o evento

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove, nesta quarta-feira (16/11), uma série de ações pelo Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas (ONU.

O Dia D em Goiás teve foco na prevenção e na conscientização dos cuidados com o diabetes, a distribuição de materiais educativos, realização de exames de glicemia capilar e aferição de pressão arterial. As ações foram realizadas em diferentes unidades da SES-GO, entre as quais a sede pasta, em Goiânia, onde esteve presente o novo secretário de Estado da Saúde, Sérgio Alberto Cunha Vencio.

“Temos orientações nutricionais para informar sobre alimentação correta, sobre atividades físicas e corporais, criando essa consciência de que devemos prevenir o diabetes e quando não conseguir prevenir, diagnosticar e tratar da melhor maneira possível pra evitar complicações”, afirmou o secretário.

O secretário lembrou que o Estado tem condições de acompanhar todo o processo, desde a prevenção com estas ações como o diagnóstico e tratamento: “Nós temos o Centro Estadual de Diabetes, no HGG, com equipes multiprofissionais, temos as Policlínicas e também capacitações pra que a população tenha acesso às informações sobre diabetes.”

As ações também ocorreram nas Policlínicas localizadas em Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos e na sede da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).

Sobre a doença
O diabetes é caracterizado pela elevação persistente de açúcar no sangue, que pode ocorrer pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina no organismo. A doença tem como principais sinais e sintomas perda de peso, fadiga e desânimo, sede e fome excessivas e aumento da frequência urinária.

Os principais fatores de risco para o surgimento do diabetes são, além do histórico familiar, obesidade, sedentarismo, estresse, níveis de colesterol alto, consumo de álcool e hipertensão arterial. Apesar de grave, o diabetes pode ser controlado por meio de tratamento multiprofissional.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil é o quinto País em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos, de 20 a 79 anos, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

Live
Está programada para amanhã (17/11), às 9 horas, uma live sobre o tema Diabetes Tipo 2 – Atualização em Educação, Nutrição e Tratamento. O evento virtual terá como público-alvo profissionais das Regionais de Saúde e dos municípios goianos.

As exposições sobre o tema serão feitas pela enfermeira Andréia Sardinha, pela médica endocrinologista Isabela Ghetti e pela nutricionista Laísa Dalafini, servidoras da Suvisa, e podem ser vistas por meio da internet. Para acessar, clique neste link e neste link

Yara Galvão (Texto)

Iron Braz (Fotos)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo