SES promove 3º Encontro Goiano de Coordenadores de Saúde Mental

Evento reúne profissionais das Regionais de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de todo o Estado para debater os desafios da área em que atuam

Secretário estadual Sérgio Vencio fala durante abertura do encontro, no auditório da Sesg

Termina nesta quinta-feira (11/05) o 3º Encontro de Coordenadores de Saude Mental, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Saúde Mental.  O evento começou na quarta-feira (10/05), no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás  (Sesg), com o tema Reconstrução e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps): protagonismo dos trabalhadores e usuários na tecitura do cuidado. 

O encontro reuniu grupos  de trabalhos para debater questões como o cuidado em liberdade na Rede de Atenção Psicossocial, com tópico como onde estamos e para onde queremos ir, competências e atribuições dos coordenadores de saúde mental, processos de trabalho de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), monitoramento e avaliação da RAPS em Goiás, entre outros assuntos.

A abertura do evento contou com a presença do secretário Sérgio Vencio, que chamou a atenção para que o encontro também seja aproveitado para criação de propostas, inclusive financeira. “Nós temos o cofinanciamento para os municípios e os indicadores nem sempre são atingidos. Podemos pensar em um indicador voltado para área da saúde mental, para estimular os prefeitos e secretários a buscarem os recursos”, frisou o secretário.

Também presente na abertura do no encontro, a superintendente de Política e Atenção integral à Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Pereira ressaltou a importância de acolhimento dos profissionais nesse processo de cuidado da saúde mental e reforçou a necessidade de fortalecer a rede. “Podemos pensar a partir desse momento, em trazer para os próximos encontros a educação e assistência social, para que juntos possamos conseguir uma comunicação alinhada e eficiente.”

 “Estamos nos reorganizando, planejando para apoiar institucionalmente cada profissional em seus municípios, considerando que cada região é muito singular”, disse a gerente de  Saúde  Mental, Nathália dos Santos Silva,  ao também reforçar o apoio aos profissionais que realizam os atendimentos na área. "O objetivo do encontro é o fortalecimento da rede", destacou Nathália. 

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo