SES participa de Seminário sobre cuidado de pacientes com doenças crônicas em tempos de pandemia

Superintendência de Atenção Primária à Saúde da SES-GO faz lançamento de Plataforma Virtual durante evento promovido pela Universidade Federal de Goiás

Entre as palestrantes convidadas,  a Dra. Deborah  Malta (UFMG), Dra Elaine Thumé (UFPel) e Dra. Jaqueline Alcântara M. Silva (UFSCar).

O I Seminário QualiDCNT, foi realizado nesta quinta-feira (28), pela  Universidade Federal  de Goiás (UFG), e contou com a participação de palestrantes da  Universidade Federal de São Carlos, SP (UFSCar);  Universidade Federal de Pelotas, RS (UFPel); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);  além da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Na mesa redonda virtual, foram apresentados temas relacionados às doenças crônicas não transmissíveis e a pandemia, com abordagens às práticas colaborativas e atuação interprofissional na Atenção Primária. Entre os enfoques, os desafios enfrentados durante o período mais crítico da Covid-19 , as consequências com a ampliação dos casos de óbitos, nos indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e de causas não definidas.

Entre as palestrantes convidadas,  a Dra. Deborah  Malta (UFMG), Dra Elaine Thumé (UFPel) e Dra. Jaqueline Alcântara M. Silva (UFSCar) que apresentaram painéis com o cenário de monitoramento das DCNT nos  últimos anos e o que é possível programar para ações futuras, visando melhorar o atendimento ao usuário e principalmente a qualidade do profissional da saúde que esteve sobrecarregado na pandemia, com readequações nos serviços disponíveis na Atenção Primária.
 
Lançamento Plataforma

Durante o Seminário, a Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS), da SES-GO, fez o lançamento da "Plataforma de Estratificação de Risco". A palestrante, Dra. Ana Paula dos Santos Rodrigues , apresentou a ferramenta virtual que propõe facilitar o trabalho do profissional da saúde,  no momento da coleta de dados e inserção  no sistema digital. Além disso, foram apresentados os modelos de vídeos instrutivos que também propõe otimizar o serviço da Atenção Primária, com explicações das Notas Técnicas aprovadas; a  exemplo das três notas estaduais de organização das assistência com foco na estratificação de risco dos pacientes: Sobrepeso/Obesidade; Diabetes e Hipertensão. Todas aprovadas na CIB, publicadas e apresentadas em eventos. Para ganhar tempo com a divulgação das Notas Técnicas, os vídeos instrutivos são encaminhados aos coordenadores das unidades de saúde, para capacitação e multiplicação das informações com os profissionais.
 
Texto e Fotos:  Yara Galvão

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo