SES orienta municípios sobre visitas qualificadas
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás realizou hoje, 11 de fevereiro, a primeira de uma série de reuniões com o propósito de atualizar secretários municipais de saúde, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para o êxito da ação Goiás contra o Aedes. O segundo ciclo da força-tarefa, iniciada no dia 1º de fevereiro, tem como principal característica a realização de vistorias qualificadas, com a entrada nos imóveis fechados, com típicos sinais de abandono.
Essa primeira rodada de reuniões contou com a presença de representantes de 81 municípios goianos. Ao abrir o encontro, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, destacou a importância de os profissionais habilitarem os moradores das casas e ocupantes dos imóveis comerciais a identificar e eliminar os criadouros do Aedes aegypti. “Os focos do mosquito só serão de fato exterminados se tivermos a adesão da população”, acentuou o secretário.
A entrada das equipes de saúde nos imóveis fechados e com características de abandono está prevista na Medida Provisória 712, assinada em 29 de janeiro pela presidente Dilma Rousseff. Esta ação, de acordo com o secretário da Saúde, constitui o principal desafio a ser vencido durante o segundo ciclo da força-tarefa. A próxima reunião, que acontece no dia 17 de fevereiro, terá a presença de representantes de 91 municípios.