SES leva serviços a trabalhadores e visitantes da Ceasa, pelo Novembro Azul
Aferição de pressão, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e vacinas contra Covid-19 e influenza são alguns dos serviços de saúde oferecidos aos homens do local
A Secretária de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promoveu uma ação para os trabalhadores, feirantes e demais homens que circularam pelas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) nesta quinta-feira (10/11). Os trabalhos fazem parte das ações da pasta durantre o Novembro Azul, que reforça a necessidade de o homem se cuidar mais e evitar o agravamento de doenças.
Das 8h às 12h, equipes técnicas das Superintendências de Atenção Integral à Saúde (Sais) e de Vigilância em Saúde (Suvisa) alertaram o público masculino para os cuidados com a saúde e convocar os homens a uma paradinha rápida para verificar pressão arterial e o nível da glicose na circulação sanguínea, por meio do exame de glicemia.
Foram oferecidos também testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C, vacina contra a Covid-19 e a influenza, além da avaliação bucal realizada com dentistas da SES-GO, com alunos da Liga de Estomatologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Teve quem aproveitou o atendimento das Práticas Integrativas Complementares (PICs), com homeopatia da dengue, que usa gotinhas profiláticas para amenizar os sintomas no caso de contrair a doença, e auriculoterapia, prática milenar chinesa que ativa pontos na orelha ligados a diversos órgãos do corpo.
“Ainda existe muita barreira de preconceitos que impede os homens de se cuidarem melhor. O objetivo é convencer esses homens a procurarem as unidades de saúde para realização de exames periódicos. Fazemos um pouco aqui e orientamos todos eles”, explica a gerente de Atenção Primária da SES-GO, Ticiane Peixoto.
'Aproveitar, que tá fácil'
A ação foi muito bem-recebida pelo motorista Cleiton de Gódoi Sales, presente na Ceasa. “Aproveitar aqui, hoje, que 'tá' fácil. É importante”, após ao revelar que dificilmente procura uma unidade de saúde. José Moreira dos Santos, que faz serviços gerais na Ceasa, também aproveitou para avaliar a saúde. “Eu tenho colesterol alto, pressão alta, e tem que cuidar.”
Este ano, a campanha Novembro Azul, que normalmente é voltada para prevenção do câncer de próstata, foi ampliada, para orientar sobre outras doenças que são fatais se forem tratadas em tempo hábil. É o caso das doenças cardiovasculares, que lideram o ranking de mortes.
Em Goiás, de 2016 a 2020, cerca de 30 mil homens, com mais de 30 anos de idade, foram vítimas de problemas cardíacos. Em seguida, vem o câncer, com 17,2 mil mortes em Goiás no mesmo período, segundo dados do Ministério da Saúde.
O câncer de próstata registra alta incidência, devido à resistência dos homens em buscar a prevenção. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. A cada dez casos, seis são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro a doença ocorrer antes dos 40 anos. Em Goiás, de 2019 a 2022, foram diagnosticados quase 3 mil casos de câncer de próstata.
Yara Galvão (texto) e Iron Braz (fotos)