SES leva ação sobre prevenção e diagnóstico do câncer de boca a servidores da Alego
Profissionais da saúde e servidores participam de atividades abordando os principais fatores de risco, sinais de alerta e a importância das consultas regulares ao dentista e ao médico
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Saúde Bucal, realizou uma ação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para promover a conscientização sobre o câncer de boca, nesta quarta-feira (27/11). O evento destacou a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e das opções de tratamento para a doença, que tem apresentado aumento significativo nos últimos anos.
Durante a ação, profissionais da saúde e servidores da Alego participaram de atividades informativas e educativas, abordando os principais fatores de risco, sinais de alerta e a importância das consultas regulares ao dentista e ao médico. Além disso, servidores e visitantes tiveram a oportunidade de realizar avaliações bucais com dentistas.
“É essencial que as pessoas estejam cientes dos riscos e sinais do câncer de boca, uma doença que pode ser prevenível e tratada com sucesso quando identificada precocemente. O evento tem como objetivo disseminar esse conhecimento à população e reforçar a importância da prevenção”, afirmou Maria de Fátima Nunes, coordenadora de Saúde Bucal da SES.
O câncer de boca, quando detectado precocemente, apresenta altas chances de cura. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer está entre os mais comuns no Brasil, especialmente entre indivíduos que consomem tabaco, álcool em excesso ou têm histórico de HPV oral e obesidade.
A detecção precoce é um dos maiores aliados no combate a doença. Nos últimos dez anos, Goiás registrou 4.967 casos diagnosticados de câncer de boca, sendo 3.593 no sexo masculino (72,34%) e 1.374 no sexo feminino (27,66%). Desses casos, 2.070 resultaram em óbito.
Yara Galvão (texto) e Esttevan Ferreira (foto)/Comunicação Setorial SES-GO