SES-GO reúne-se com comunicadores das OSs para alinhamento das ações
Encontro destacou importância de integração das equipes, padronização de informações, respostas rápidas aos pacientes e combate sistemático às fake news
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou uma reunião com os comunicadores das unidades administradas por organizações sociais com o objetivo de promover a integração dos profissionais e o alinhamento das informações repassadas à população. O encontro ocorreu na terça-feira (15/10), na sede da SES-GO, com a presença do secretário Rasível Santos; da chefe de Comunicação Setorial, Iara Silva Lourenço; e de coordenadoras da equipe.
A SES-GO tem 37 unidades próprias, incluindo os hospitais, as policlínicas e a rede do Hemocentro de Goiás. Todas elas são administradas por organizações sociais (OSs) e organizações da sociedade civil (OSCs) dotadas de equipes de comunicadores. O secretário Rasível Santos apontou a necessidade de os profissionais atuarem de forma alinhada e padronizada com a SES-GO e de ter agilidade nas respostas às demandas feitas pela população por meio dos veículos de comunicação.
“Ao responder uma demanda, o comunicador deve deixar claro que a unidade pertence à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e que a gestão por organizações sociais proporciona uma melhoria contínua na assistência à população”, sublinhou o secretário. Ele assinalou, ainda, que o retorno rápido às demandas tem o mérito de combater a desinformação.
Iara Silva Lourenço acentuou que o fluxo de informações relativas a todas as unidades da SES-GO deve estar sempre relacionado ao interesse coletivo. “O fato de as unidades serem administradas com recursos públicos impõe a necessidade de a comunicação ser pública, inserida na política de Estado”, argumentou. Ela acrescentou que a comunicação pública tem como principais desafios o combate sistemático às fake news e a atualização e especialização contínua dos responsáveis pela gestão da informação.
Redes sociais
A coordenadora de Mídias da SES-GO, Monique Arruda, destacou a relevância das redes sociais como meio de comunicação em todo o mundo, no qual a informação chega à população com celeridade e precisão. “As pessoas estão, cada vez mais, preferindo as postagens rápidas e objetivas, de poucos segundos de duração”, pontuou.
Monique Arruda citou como exemplo as três últimas eleições nos Estados Unidos, que foram pautadas pelas redes sociais, sobretudo pelo então Twitter (hoje com o nome X). Na SES-GO, conforme a coordenadora, as redes sociais assumem um papel de destaque, com um número cada vez maior de seguidores. Ela ressaltou a necessidade de os comunicadores lotados nas unidades da capital e interior apurarem as demandas dos pacientes e darem respostas com celeridade.
“Vocês, comunicadores, são os olhos da SES-GO nas unidades que prestam assistência aos pacientes”, sublinhou Monique Arruda. Ela destacou, ainda, que as postagens feitas pelos comunicadores representam um conteúdo de utilidade pública, e que é fundamental que elas sejam sincronizadas com as informações das redes sociais da pasta para que tenham maior alcance público.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial