SES-GO recebe pedido de regionalização de hospital na Região Oeste 2

Solicitação foi feita ao secretário Ismael Alexandrino durante visita a São Luís de Montes Belos, em mais uma etapa do projeto de regionalização da saúde estadual

O secretário estadual de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, recebeu na manhã desta sexta-feira, 22, em São Luís de Montes Belos – sua cidade natal –, o pedido formal de regionalização do Hospital Municipal Dr. Geraldo Lando. A solicitação foi entregue pelo prefeito Major Eldecírio, ao qual Alexandrino garantiu uma tramitação imediata do processo. “Queremos que, até o final deste ano, isso (a regionalização) já seja possível e que o hospital impacte toda a região”, destacou o secretário, durante reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste 2.

Alexandrino adiantou planos para a unidade: “Vamos estruturar melhor o hospital, que tem condições plenas de ser um hospital regional, formando um verdadeiro complexo de saúde, juntamente com a futura Policlínica”. E adiantou que já havia solicitado recursos, via emenda parlamentar, à deputada federal Flávia Moraes e ao senador Luiz do Carmo, também presentes na reunião.

O pedido, ressaltou o secretário, inclui também apoio ao fortalecimento do consórcio. “Já rodei bastante o Estado e aqui estou vendo uma maior coesão e colaboração mútua dos prefeitos”, lembrou, para citar outro apoio de peso: “Digo muito ao governador que estamos alinhados no entendimento de que a regionalização precisa acontecer em todas as áreas, a fim de desenvolver o interior goiano”.

Fragmentação da saúde

Também nesse aspecto, o secretário visualiza a importância do consórcio. “É absolutamente essencial para colocarmos em prática os projetos para a regionalização da Saúde”, explicou. A justificativa apresentada, também na reunião desta sexta, é uma fragmentação muito grande na área da saúde em Goiás, o que leva a população do interior a uma grande carência nesse cenário.

Diretora-executiva do colegiado, Marta Selma lembrou que o primeiro consórcio criado em Goiás e já em funcionamento é realidade também graças às iniciativas da superintende de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Evanilde Fernandes Costa Gomides, que também acompanhou a visita a cidade. A reunião do consórcio contou com a presença de 14 prefeitos e demais autoridades de saúde da região, como a secretária local, Maria dos Anjos.

Após acompanhar Alexandrino também ao hospital municipal e às obras da Policlínica e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), o prefeito agradeceu a presença dele e de sua equipe, aos quais disse ser a saúde a área mais importante na gestão do poder público.

Ao lado da primeira-dama, Nadma Melo, o prefeito garantiu empenho na parceria com a SES-GO, para propiciar melhorias ao atendimento no município e região. “A visita vem de encontro aos anseios de São Luís e todas as cidades (vizinhas) pela regionalização do nosso hospital e também da UTI. A visita fez renascer a esperança da região, cumprindo um compromisso também do nosso governador Ronaldo Caiado”, acrescentou Major Eldecírio.

Leitos de UTI

Ao reafirmar seu otimismo com a melhoria da saúde no município, dentro do projeto global da saúde estadual, Alexandrino destacou que São Luís de Montes Belos é uma cidade que representa esperança para as pessoas dos demais municípios vizinhos. Ele garantiu que as necessidades apontadas pelo Executivo e Legislativo locais já “estão no radar da atual gestão, principalmente a demanda por leitos de UTI”. Ismael destacou que “nos próximos dois anos, São Luís vai mudar o patamar da saúde, (para) que, de Barra do Garças a Goiânia, todos os municípios tenham em São Luís um apoio”.

O secretário visitou ainda o Hospital Montes Belos, onde nasceu, a sede da Regional de Saúde e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Idelfonso Pires de Paiva. Esta semana, além de São Luís de Montes Belos, o secretário também conheceu a estrutura de unidades de saúde em Pires do Rio e Iporá, na quinta-feira, 21; e de Porangatu e Uruaçu, na terça-feira, 19. Novas visitas técnicas estão agendas para os próximos dias, até que Alexandrino tenha visitado os principais municípios de todas as Regiões de Saúde do Estado.

José Carlos Araújo (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo