SES-GO realiza primeiro encontro dos coordenadores de gestão

Servidores serão os responsáveis pela implantação da gestão por processos no órgão

“Vamos mudar e aperfeiçoar a forma de fazer os processos e atividades da SES para entregar um produto melhor para a sociedade”. A frase do superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Saúde, Lucas Paula da Silva, resume o principal objetivo do novo projeto da pasta: a gestão por processos. A primeira reunião dos coordenadores de gestão da SES foi realizada nesta terça-feira, 11 de abril, na sede da Escola de Saúde Pública. O encontro reuniu cerca de 46 servidores, que serão os responsáveis pela implantação do projeto nos seus departamentos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) terá a parceria da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) para implantar o projeto. A reunião desta terça-feira contou com a presença do gerente do Escritório de Processos da Segplan, Marcelo Lima, que explicou sobre a gestão por processos, os caminhos e metodologias usadas, e como se dará esta parceria. Ainda, o executivo público da Central de Resultados da Segplan, Paulo Henrique Souza, falou sobre governança e o trabalho desenvolvido na secretaria para uma gestão mais eficiente e focada na entrega de resultados para a população, o que exige empenho do secretário, superintendentes e todos os servidores da pasta.

Ao dar as boas-vindas aos coordenadores de gestão, o superintendente Lucas Paula da Silva enfatizou que cada um estará contribuindo para mudar estigmas sobre o serviço o público, de falta de eficiência e qualidade dos serviços, e estará construindo uma parte dessa nova instituição que será a SES-GO. “Nossa meta é que a Secretaria da Saúde seja uma organização reconhecida e de excelência, quando comparada às melhores instituições públicas e privadas. Precisamos entregar resultados e produtos melhores para a sociedade”, destacou o superintendente, acrescentando que os próprios servidores estão tendo a oportunidade de desenvolver este projeto, que será permanente no órgão e, por isso, depende do comprometimento de cada um. Lucas destacou, ainda, que os maiores resultados deverão ser observados daqui a alguns anos, mas que os servidores que participam agora da implantação da gestão por processos na SES terão um papel fundamental. Eles vão construir e instituir normas formais de trabalho e, a partir disso, as atividades e processos continuarão sendo executados por qualquer pessoa ou gestor, pois estarão estabelecidos.

A implantação da gestão por processos na SES será coordenada pela gerência de Planejamento da SES. De acordo com o gerente de Planejamento da secretaria, Edilberto Alexandre Machado, os coordenadores terão encontros semanais, para construção do projeto, aprendizado e troca de experiências. Ele apresentou o cronograma do projeto para este ano de 2017. Nas próximas semanas, os coordenadores indicados participarão de um curso de BPM na Escola de Governo. Além da Segplan, o Escritório de Processos implantou a gestão por processos na Junta Comercial (Juceg), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Secretaria de Segurança Pública (SSPAP).

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo