SES-GO promove destinação correta de resíduos da Feira Agro Centro-Oeste

Projeto pioneiro organiza destinação dos resíduos gerados na 17ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar separando-os em recicláveis, orgânicos, óleo usado, rejeitos e líquidos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) implementou projeto pioneiro de destinação correta dos resíduos gerados na 17ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar, que foi aberta nesta quarta-feira, 29, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. O evento, que será realizado até o dia 1º de junho, das 8 às 20 horas, tem participação da SES-GO, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais).

O superintendente da Suvisa, João Ferreira de Morais, esclarece que o projeto segue lei municipal e a própria Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “O manejo adequado dos resíduos sólidos é importante para termos avanços nas questões ambientais, sociais e econômicas, por meio da prática de hábitos de consumo sustentáveis”, avalia o superintendente que representou a SES na abertura do evento.

A fiscal de vigilância em saúde ambiental da Suvisa, Paula Oliveira Milanez, foi a responsável pela elaboração e implementação do projeto desde a preparação da feira. Ela explica que os vendedores da praça de alimentação foram orientados sobre a separação dos orgânicos e monitores foram preparados para dar explicações para os visitantes e os expositores sobre o manejo dos resíduos. “A própria organização do evento foi alertada sobre a prevenção da geração de resíduos, sobre os tipos de descartáveis que deveriam usar, sobre a forma de separar o lixo, além de contarmos com parceiros, que apoiam a logística dessa destinação dos resíduos”, afirma.

Paula explica que por ser o primeiro ano da gestão de resíduos da feira, ainda não é possível estimar a quantidade de material que deverá ser coletada, mas ao final do evento será feito um balanço da quantia de orgânicos e de recicláveis separados. Os resíduos estão sendo dispostos em recicláveis, orgânicos, óleo usado, rejeitos e líquidos. “Pedimos a colaboração dos visitantes, as lixeiras estão todas sinalizadas, só é necessário um pouco de atenção na hora de separar os restos de comida dos recicláveis”, orienta.

Participação da SES

As atividades da SES-GO ocorrerão nas três tendas “Cuidando da Saúde”, “Dialogando Saúde” e “Aprendendo Saúde”. Nelas, serão promovidos atendimentos ao usuário, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, avaliação da saúde bucal e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O público do evento também pode se vacinar contra diversas doenças no espaço da saúde.

Constam ainda atividades culturais, oficinas e práticas integrativas em saúde buscando o autocuidado e bem-estar biopsicossocial. Os participantes da feira recebem informações e orientações sobre vetores de doenças, animais peçonhentos, plantas tóxicas, profilaxia da dengue, entre outros.

Para executar essas ações, a Suvisa e a Spais contarão com a parceria do Corpo de Bombeiros, ligas acadêmicas da UFG, 7ª Circunscrição do Serviço Militar de Goiás e Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), também unidade da SES-GO.

Feira Agro Centro-Oeste Familiar

O evento tem o propósito de apoiar a agricultura familiar da Região Centro-Oeste, como segmento produtivo, chave na geração de emprego e renda no campo, e na produção de alimentos e produtos para a população rural e urbana. Promovida pela UFG, a feira deve receber 1,5 mil pessoas por dia, de diversas regiões do Estado, bem como representantes dos agricultores, assentados, quilombolas, indígenas, entre outros.

Patrícia Almeida, da Comunicação Setorial; Maria do Rosário Mesquita, da Suvisa

Foto: Erus Jhenner

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo