SES-GO e Cosems encerram ciclo de debates sobre sistemas de saúde nas macrorregionais

O quinto e último Cosems Interativo reuniu gestores e técnicos em saúde da macrorregião Centro-Oeste em Goiânia

Secretário-adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio, fala sobre serviços de urgência e emergência no encerramento do Cosems Interativo

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO) finalizaram, na manhã desta terça-feira (09/07), mais um ciclo de debates sobre sistemas de saúde nas macrorregionais durante o quinto e último Cosems Interativo. O evento, realizado no K Hotel, em Goiânia, reuniu gestores de 72 municípios das regionais que compõe a Macrorregião Centro-Oeste, além de representantes da Pasta, do Cosems-GO e do Ministério da Saúde (MS) em Goiás.

Durante a edição de encerramento, foi discutida a rede de atenção às urgências e emergências e serviços de saúde estaduais nas unidades sob gestão da SES inseridas na Macrorregião Centro-Oeste. “É importante ressaltar os serviços e estrutura que foram ampliados ou implementados na nossa rede estadual de saúde e discutirmos juntos os desafios de cada região pra conseguir reorganizar de acordo com as necessidades que são diferentes em cada macrorregião”, pontou o secretário-adjunto da SES, Sérgio Vencio.

Ainda foram apresentadas durante o evento, as novas ferramentas que estão sendo implantadas pela SES e que colaboram no monitoramento dos serviços de internação nas unidades hospitalares do Estado, como o Epimed, que tem entre os objetivos o planejamento eficaz para segurança dos pacientes e até mesmo redução no tempo de internações. Além disso, novas tecnologias que estão sendo inseridas no sistema de regulação estadual.

O Cosems Interativo, aconteceu nas cinco macrorregiões de saúde de Goiás, com o objetivo de ajudar o gestor em suas reais necessidades, de acordo com a realidade de cada região. Desde o mês de abril, foram discutidos os principais desafios enfrentados nos municípios, como redes de urgências e emergências, financiamento, espaços de governança, encerramento de gestão, atenção primária e vigilância em saúde.

“Espero que possamos sair desses encontros, com este encerramento da Macrorregião Centro-Oeste, com uma nova visão e soluções para melhorarmos nossos serviços na área de urgência e emergência em todos os municípios”, frizou a presidente do Cosems-GO, Patrícia Palmeira.

Yara Galvão / Comunicação Setorial
Fotos: Marco Monteiro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo