SES-GO busca prevenção às drogas no ambiente escolar

Intitulado João de Barro, a iniciativa vai capacitar cerca de 3300 professores de escolas estaduais localizadas na Região Metropolitana de Goiânia

Com o objetivo de repensar a prevenção das drogas no ambiente escolar, a Secretaria de Estado da Saúde de Goías (SES-GO), promoveu na manhã desta terça-feira, 30, no auditório da Assembleia Legislativa, seminário para professores de escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Goiânia. O encontro é o primeiro do projeto João de Barro, promovido pela Superintendência de Políticas sobre Drogas e Condições Sociais Vulneráveis e é realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).

No total cerca de 3,3 mil professor participaram dos encontros que integram o projeto. Dois professores de cada escola vão participar dos seminários, que ocorrerão nas terças e quintas-feiras, até novembro. Serão 16 oficinas com duração de seis horas cada uma. Além de professores de escolas estaduais em Goiânia, participam docentes que atuam em Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo. A expectativa é reunir 200 profissionais em cada um dos encontros.

Segundo a gerente de Integração das Políticas sobre Drogas, Joice Duarte, o encontro busca qualificar e dar instrumentos para os educadores promoverem a prevenção da dependência química. “Precisamos multiplicar o combate às drogas, e as escolas são espaços importantes nesse contexto. Assim podemos gerar uma melhor qualidade de vida aos discentes e ainda ações que visem o equilíbrio emocional e relacionamento saudáveis”, diz.

Capacitação didática

No período da manhã, é feita a capacitação didática com um psicólogo, que palestra sobre o contexto da escola e da família. Em seguida, um psiquiatra fornece informações sobre o corpo humano, salientando a maneira que o álcool e as drogas trabalham no organismo e como o prejudica.

No período da tarde, é realizada uma vivência no Bosque dos Buritis, ministrada por um professor de educação física do Estado de São Paulo. O objetivo é capacitar os docentes para ajudar o aluno, por meio de atividades físicas, a ter uma respiração adequada, a conquistar o equilíbrio emocional e a administrar situações conflitantes que exigem respostas urgentes e que podem afetar o aluno no seu cotidiano.

Segundo Joice, o foco é trabalhar a prevenção as drogas no ambiente escolar pensando o docente como multiplicador, abrangendo o aluno e os familiares. “Existem a prevenção primária (iniciar a conversa com alunos antes de ter contato com a droga), secundária (medidas para que saiam dessa situação, após o primeiro contato) e terciária (quando a pessoa já é dependente química, com o foco nas ações de tratamento), e todas elas são trabalhadas nos encontros, para formar o professor em todas essas dimensões”, comenta. A gerente também lembra que a articulação com as demais secretarias é fundamental, pois a dependência química envolve várias áreas.

Projeto João de Barro

A promoção do conhecimento para a intervenção sociocomunitária na prevenção do uso de drogas é o objetivo do Projeto João de Barro, que propõe a criação de uma metodologia para disseminar conhecimento a respeito das consequências negativas geradas pelo uso e abuso de drogas, tanto lícitas como ilícitas. Elaborado em parceria com professores do Memorial do Cerrado da Pontifícia Universidade de Goiás (PUC-GO), o projeto pretende apresentar ao educador uma proposta diferenciada, para lidar com problemas no cotidiano escolar.

Thiago Lagares (texto) e Sebastião Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

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