SES-GO assina contrato com Agir para gestão do Hecad por mais quatro anos

Hospital Estadual da Criança e do Adolescente é referência em atendimentos de média e alta complexidade já tendo realizado mais de 6 mil cirurgias desde 2022

A estrutura do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) permitiu a realização da cirurgia de separação das gêmeas siamesas Heloá e Valentina em janeiro deste ano

A Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) firmou nesta quarta-feira (12/04), o contrato com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) para a administração do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) por mais quatro anos, no valor global R$615 milhões pela gestão da unidade por 48 meses. A Organização Social já é a gestora da unidade desde 2022, em caráter emergencial, e segue à frente do hospital por ter cumprido as etapas do chamamento regular, conforme a legislação.

“Ter uma Organização Social comprometida com a prestação de um serviço de qualidade aos pacientes é fundamental em uma unidade tão importante como o Hecad, que realiza cirurgias de média e alta complexidade em várias especialidades e se consolida no Brasil como referência no atendimento às crianças e adolescentes. Esse hospital é uma grande conquista para a saúde dos goianos”, afirma o titular da SES-GO, Sérgio Vencio. 

Atualmente, o Hecad tem 116 leitos de enfermaria e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde sua inauguração em 2022, foram realizados 134 mil atendimentos, mais de 6 mil cirurgias, 325 mil exames, 13 mil internações e mais de 64 mil consultas médicas especializadas. Além disso, a unidade conta ainda com ambulatório de 15 especialidades médicas pediátricas. 

O destaque mais recente do hospital foi a cirurgia de separação das gêmeas siamesas Heloá e Valentina. As meninas eram ligadas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso. A separação aconteceu em janeiro deste ano e as irmãs seguem sendo acompanhadas uma vez por mês pela equipe multiprofissional do Hecad. 

Mônica Costa, diretora-geral do Hecad, destaca ainda o comprometimento do hospital em zerar a fila de cirurgia para correção de lábio leporino e o mutirão de cirurgias pediátricas realizado em 2022. “Estamos dedicados em prestar um serviço de excelência. Seguimos cumprindo nosso papel e atuando para além da nossa capacidade, ao atender pacientes com perfil de baixa complexidade que chegam ao Hecad, buscando atendimento que é de atribuição da Atenção Primária em Saúde”, pontua a diretora-geral. 

O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura, acrescenta que a SES-GO já está fazendo um trabalho com as secretarias municipais de Saúde da Região Metropolitana de Goiânia para que o Hecad possa fazer a contrarreferência dos pacientes que estão fora do perfil do hospital. “Estamos discutindo um plano com as SMSs para que as pessoas que buscam atendimento de baixa complexidade no Hecad possam ser devidamente atendidas nas unidades básicas de Saúde mais próximas de suas casas para que a equipe do hospital se dedique aos casos graves, que é sua especialidade”, finaliza. 

Foto: Marco Monteiro/Comunicação Setorial
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo