SES-GO apresenta novo sistema de informatização do Complexo Regulador

Foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 29, o novo sistema de informatização para regulação de pacientes do complexo regulador da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). “Esse sistema vai ampliar o atendimento e dará maior transparência ao número de vagas, além de diminuir a espera dos pacientes na busca de leitos”, pontuou o coordenador médico do Complexo Regulador da SES-GO, Genésio Pereira dos Santos Neto, na sede do Complexo Regulador da SES-GO, no Bairro Santo Antônio. Ele destacou ainda que o sistema vai permitir unificação na solicitação de vagas e mais agilidade no atendimento.

O sistema tem a mesma base tecnológica do Cross, implantado há 12 anos no Estado de São Paulo, com excelentes resultados, como a diminuição da espera de pacientes na fila do SUS. Assim como em São Paulo, o sistema adotado pela SES-GO funciona na nuvem e pode ser baixado em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Justamente por isso, não sobrecarrega os servidores da rede física de informatização da SES-GO.

Genésio Pereira acrescentou que o sistema, que ainda será batizado pela SES-GO, tem uma ferramenta que permite a estruturação de uma fila única nos ambientes de urgência e ambulatorial. “A partir de agora, teremos condições de unificar a fila dos pacientes, tanto para a realização de procedimentos e internações de urgências, quanto para os casos eletivos”, sublinha o coordenador médico. Segundo ele, isso vai assegurar ainda mais transparência nas informações.

O novo sistema foi adquirido pelo Instituto de Gestão Resultado (IGPR), Organização Social que vai administrar o Complexo Regulador da SES-GO, ao custo de R$ 300 mil mensais, pelo período do contrato de gestão. Essa ferramenta poderá ser utililizada, sem ônus para as prefeituras, nos 246 municípios goianos, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Genésio Pereira diz que já está mantendo contato com os gestores da capital para a utilização do sistema ou, no mínimo, para fazer a interação entre o sistema do Complexo Regulador e os das prefeituras, o que proporcionará celeridade nos trabalhos. Os municípios que optarem pela adesão ao novo sistema terão acompanhamento contínuo da SES no treinamento de pessoal, além da manutenção do software.

O coordenador médico acrescenta que as equipes já estão atuando na implantação do novo sistema, mas ressalta que a transição do modelo atual para o novo será gradual, para que não ocorra interrupções no atendimento.

João Paulo Campi, diretor da DUO System, empresa criadora do sistema, ressaltou que esse serviço permitirá economia de tempo e melhor gestão das vagas, resultando em redução de custos para o SUS.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo