SES entrega 5,8 mil kits da campanha Xô Dodói a crianças de Senador Canedo

Secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, alerta que doenças já erradicadas estão voltando em todo o mundo, mas garante que Goiás trabalha para afastar essa ameaça

Flúvia Amorim, Sandro Rodrigues, Ludmyla MaranhaVictor Pellozo e Simone Assis com crianças e seus kits

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), realizou a segunda entrega dos kits pedagógicos da campanha de incentivo à vacinação Xô Dodói, em Senador Canedo, nesta quarta-feira (14/9), onde foram distribuídos 5.828 kits para toda a educação infantil. Parte deles foram entregues ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Luciene Cristina Marques Barbosa Vieira, com a participação do secretário Sandro Rodrigues.

“Saúde e educação devem andar de forma extremamente convergente. Podemos ter o melhor sistema de educação possível, mas, se os estudantes não estiverem saudáveis, eles não vão tirar o devido proveito do ensino”, disse Sandro Rodrigues, ao se dirigir ao secretário municipal de Educação, professor Victor Pellozo, e ao público presente no Cmei, formado por educadores, pais e mães das crianças atendidas no local. 

“Vacina é vida, é amor e cuidado. A imunização é um direito de todos enquanto cidadãos brasileiros. Na minha formação como médico, a gente nem ouvia falar sobre poliomielite mais, porque era considerada uma doença erradicada no Brasil, e agora vemos reincidência no mundo todo. O objetivo da Xô Dodói é ensinar que essa condição não deve voltar e que só a vacina protege”, completou o secretário. 

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, foi representado na cerimônia pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Simone Assis. “Agradecemos a SES-GO por trazer esse trabalho para os municípios. Estamos incentivando a vacinação com as crianças porque, de forma divertida, elas se engajam. Aqui essas doenças não são bem-vindas”, pontuou a primeira-dama. 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, destacou a participação dos municípios para alavancar os números da vacinação. “A gente precisa muito das parcerias dos municípios, principalmente neste momento em que estamos vivendo uma baixa nas coberturas vacinais. O meu apelo hoje é direcionado aos pais e responsáveis que estão aqui presentes. Vejo que muitos são jovens e não têm mais a percepção do risco, muitos nem conhecem uma pessoa que teve sequelas da paralisia infantil, já que o último caso foi em 1989”, explicou Flúvia Amorim. 

Ela ainda completou sua fala direcionada aos responsáveis. “O fato de não termos casos de paralisia infantil há mais de 30 anos no Brasil é justamente porque nós vacinávamos as nossas crianças. Nós considerávamos a vacina uma prioridade na vida dos nossos filhos. Nós somos pais e não queremos ver nossos filhos doentes, e a vacina está aí para manter nossas crianças saudáveis”, destacou a superintendente. 

Também estiveram presentes no evento a secretária municipal de Saúde, Ludmyla Maranha; a diretora do Cmei, Cláudia Pires; e o secretário municipal de Comunicação e Eventos, Sidney Vilela. 

Xô Dodói em Itumbiara
Nesta quinta-feira (15/9), a SES-GO realiza mais uma entrega na cidade de Itumbiara, às 8h30, na Escola Municipal de Educação Infantil Rogério Ribeiro Mendonça. A cidade vai receber 4.302 kits pedagógicos da campanha. O secretário Sandro Rodrigues vai acompanhar a entrega. 

Isabela Melo (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo