SES encerra Outubro Rosa em terminal de ônibus em Goiânia

Equipe da Saúde estadual entrega a usuários do transporte coletivo, no Terminal Praça da Bíblia, panfletos com orientações sobre o câncer de mama, preservativos e realizam autotestes de HIV 

No Terminal Praça da Bíblia, profissional da SES orienta mulheres sobre câncer de mama

A campanha Outubro Rosa é para conscientização e prevenção ao câncer de mama, segunda causa de diagnósticos de câncer e primeira causa de mortes pela doença em mulheres em Goiás. Durante o mês, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), além de incentivar, a população feminina para realização dos exames de mamografia, também focou na prevenção da saúde integral da mulher.
 
No encerramento da campanha, equipes do Ciclos de Vida e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SES-GO fizeram uma força-tarefa para distribuir 5 mil preservativos masculino/feminino e 120 autotestes de HIV, no terminal Praça da Bíblia em Goiânia.
 
Folderes da campanha, que este ano teve o tema Goiás Todo Rosa, com informações sobre prevalência da doença no Estado, também foram distribuídos. Orientações para que mulheres acima de 40 anos devem procurar um serviço de saúde e fazer o exame de mamografia, mesmo fora do período da campanha.
 
“E se tiver caso de câncer na família, o exame deverá ser realizado em qualquer faixa etária”, reforçou a coordenadora do Ciclo de Vidas da SES, Amanda Faria, que também lembrou que o diagnóstico precoce salva vidas.
 
A professora Isabel Cristina Santos Oliveira, que estava no terminal, recebeu as orientações e disse se preocupar sempre com a saúde. “Tá em dia meu exame de mamografia, já fiz e deu tudo certo”, afirmou.
 
Outra pessoa que também estava no terminal durante a ação foi a autônoma Elcione Francisca de Sousa. Ela aprovou a iniciativa e disse que é sempre bom ter mais informação.  “É muito bom a gente ter informação certinha. Muitas vezes, a gente tá desinformado e precisa saber mais pra fazer os exames e ter saúde.”
 
Durante a campanha deste ano, a SES-GO lançou, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG),  um projeto, inédito no País, de mapeamento genético do câncer de mama. Esse exame identifica, de forma precoce, a ocorrência da doença, para que se possa intervir a tempo. O projeto Goiás Todo Rosa está sendo desenvolvido em etapas com capacitações de profissionais, para que, na sequência, as mulheres possam realizar as testagens
 
Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo