SES encerra Outubro Rosa com ação contra câncer a servidoras da Educação

Equipada para realizar exames de mamografia e citopatológicos Carreta da Prevenção percorre todo o Estado e estará de 31/10 a 4/11 no estacionamento da Seduc, em Goiânia

Carretas da Prevenção das Policlíncas contam com mamógrafos para exames de câncer de mama

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais), realizou diversas ações pelo Estado para alertar sobre a importância dos exames de mamografia e citopatológicos. O reforço ficou por conta das Carretas da Prevenção, unidades móveis ligadas às Policlínicas Estaduais, que durante o mês percorreu regiões estratégicas para alcançar mulheres que normalmente encontram mais dificuldade de acesso a esses exames.

Para o encerramento da campanha, a Carreta da Prevenção estará entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, com exceção do feriado do dia 2, no estacionamento da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), em Goiânia, onde serão atendidas servidoras da educação, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds) e da Controladoria Geral do Estado (CGE).

A carreta tem capacidade para realizar 34 mamografias e 34 exames citopatológicos por dia. As servidoras farão agendamento na Seduc. As servidoras e visitantes do local poderão também participar das atividades promovidas pelo Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), como a auriculoterapia e dança circular.

Exames realizados
As seis carretas das Policlínicas Estaduais de Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, São Luís de Montes Belos e Cidade de Goiás passaram, pelo menos, quatro dias em vários municípios goianos das macrorregiões de saúde. Ao todo, foram realizados nas carretas, entre os dias 3 e 26 de outubro, 2.284 exames de mamografia e 1.703 exames citopatológicos.

As unidades hospitalares do Estado, Policlínicas estaduais e as unidades básicas de saúde dos municípios realizaram várias atividades em alusão ao mês que alerta as mulheres para a prevenção ao câncer de mama, com prédios decorados e fachadas iluminadas na cor rosa, palestras e rodas de conversa.

Todas essas ações têm como objetivo chamar a atenção e incentivar as mulheres, principalmente aquelas 50 e 69 anos de idade, para a realização dos exames anuais e o diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo o câncer de mama for descoberto, mais chances de cura a mulher tem.

“Importante ressaltar que, no mês de outubro, aumentam em cerca de 30 por cento os exames de mamografia, justamente pela intensificação da campanha outubro rosa. Mas é preciso lembrar que a mulher deve cuidar da saúde o ano todo e procurar uma unidade de saúde, anualmente, para exames de rastreamento, ou se perceber algo diferente no corpo”, lembra a gerente de Atenção Primária da SES-GO, Ticiane Peixoto.

Yara Galvão (texto)/Comunicação Setorial

Foto: equipe Sais/SES

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo