SES é exemplo no 3º Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública

Coordenadores de Gestão da SES participaram do evento organizado pela Segplan

A equipe do Escritório de Transformação da Gestão (ETG) e os coordenadores de gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) marcaram presença no 3º Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública do Estado de Goiás, organizado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) no último dia 03. A abertura foi feita pelo titular da Segplan, Joaquim Mesquita, que destacou o programa Gestão por Processos como uma das ações de melhoria da administração estadual, com impacto no avanço de indicadores de Goiás.

O consultor Leandro Jesus – autor do livro “Exploradores de um mundo em transformação: conduzindo organizações na travessia para uma nova era” – falou sobre as rápidas mudanças pelas quais o mundo vem passando e o impacto disso em todos os setores, inclusive na administração pública. Segundo Leandro, o foco hoje são as pessoas, que têm cada vez mais informação, conhecimento e consciência. O palestrante citou a Saúde no século XXI como um dos exemplos desta mudança, pois deixamos uma saúde tradicional centrada nos hospitais e médicos e temos uma saúde centrada no paciente, cuja experiência é personalizada para cada caso e os pacientes e familiares são envolvidos nas decisões de tratamento.

“No mundo de hoje nada é certo e tudo muda e as organizações tradicionais vão naufragar e dar lugar a outras. Mas as mudanças acontecem em prol dos avanços no serviço público e para construção de uma sociedade melhor para todos. E essa transformação começa em cada um de nós”, acredita o consultor.

A segunda palestra foi do gerente do Escritório de Processos da Segplan, Marcelo de Jesus Lima, que abordou o projeto para implantação da Gestão por Processos nos órgãos do governo estadual. Um dos cases destacados foi da parceria entre Segplan e SES estabelecida em 2017, e que continuou como operação assistida a partir deste ano. Marcelo evidenciou o mapeamento dos processos da Secretaria da Saúde, que vem apoiando na tomada de decisões, e a implantação do ETG/SES. Outros cases do programa citados foram da própria Segplan e da Juceg.

Ao final, foi aberto espaço para perguntas aos organizadores e palestrantes. O gerente de Planejamento da SES, Edilberto Alexandre Machado, indagou sobre os desafios nessa transformação da mentalidade dos gestores e técnicos para a implantação de programas como a Gestão por Processos. Para o secretário Joaquim Mesquita, as barreiras devem ser superadas com liderança, conhecimento e método, atributos disponíveis na gestão do Governo de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo