SES e Conass discutem implantação de Centro de Inteligência Estratégica para Gestão do SUS em Goiás

Iniciativa visa facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados. Projeto deverá fortalecer trabalho já desenvolvido no ConectaSUS

Comitiva do Conass se reúne com gestores da SES-GO e conhece mais sobre o trabalho desenvolvido no ConectaSUS

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu, nesta terça-feira (05/11), na sede da pasta, em Goiânia, uma comitiva do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para discutir a implementação do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges) no estado. A iniciativa, desenvolvida e disponibilizada pelo Conass, visa facilitar o acesso a um conjunto de informações, garantindo respostas rápidas e precisas a problemas de saúde pública e suporte para a criação de políticas embasadas em dados.

O encontro foi liderado pela subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Abrahão, e contou com participação de superintendentes de diversas áreas da pasta. As reuniões foram encerradas no fim do dia, com a apresentação da proposta do Cieges ao secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos.

“Participar dessa rede é extremamente importante, a gente vai ter dados em tempo real para nos ajudar a tomar decisões mais assertivas, a nos aproximar o máximo possível da integralidade do cuidado, com boas parcerias e equidade para as pessoas, principalmente aquelas que mais precisam de apoio do Estado”, destacou o titular da SES-GO.

Segundo o assessor técnico do Conass e gerente do Cieges do Distrito Federal (DF), Sandro Terabe, o centro de inteligência se baseia não apenas na organização dos dados, mas também na importância do alinhamento entre as áreas técnicas para garantir maior eficiência à saúde pública.

“Historicamente, o SUS tem uma demanda crescente, em que a gestão da saúde tem dificuldade em atender todo o conceito da integralidade e da universalidade. O Cieges tem o desafio de tentar melhorar a gestão do SUS para ele ser mais eficiente, através da organização do dado e construção de respostas, conhecimento e informação que subsidia a tomada de decisão em tempo oportuno ao gestor”, pontuou.

Referência goiana
Durante a visita, os representantes do Conass conheceram mais sobre o ConectaSUS, espaço para monitoramento, em tempo real, de indicadores e informações variadas sobre saúde dos 246 municípios do estado de Goiás e que é uma referência nacional nessa proposta, tendo, até mesmo, servido de inspiração para outros países. Entre eles, China, Canadá e Dinamarca, que enviaram comitivas para conhecer o projeto goiano.

Um dos objetivos do Conass é apoiar as Secretarias Estaduais na criação de salas de monitoramento semelhantes, por meio da troca de experiências. “O trabalho que a Secretaria (de Saúde de Goiás) desenvolve em relação à organização do dado, construção de informação, é bem importante e tem uma longa trajetória. Isso dentro da rede Cieges vai possibilitar a gente levar a experiência de Goiás para o apoio aos outros estados que ainda estão no início desse processo”, reforçou o assessor técnico do Conass.

“Se colocadas de maneira tempestiva, podem melhorar em muito os resultados da saúde pública para o cidadão goiano”, ressaltou o superintendente de Planejamento da SES-GO, Túlio Silva Oliveira, sobre as informações estratégicas possibilitadas pelo ConectaSUS. A expectativa é de que o trabalho já desenvolvido no estado seja cada vez mais fortalecido com a implementação do Cieges em Goiás.

Aline Rodrigues (texto) e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo