SES debate emendas parlamentares e apresenta dados de Saúde em congresso do Conasems
Secretário participa de mesa-redonda sobre recursos do Congresso Nacional para políticas públicas e visita estande da pasta, onde técnicos detalham dados inteligentes de planejamento e tomada de decisões
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio participou, nesta terça-feira, 18/07, da mesa-redonda Mundo legislativo: o papel das emendas parlamentares na integralidade das políticas públicas de saúde”, durante o 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). O maior evento de saúde pública do mundo ocorre de 16 a 19 de julho, no Centro de Convenções de Goiânia, reunindo mais de 11 mil participantes de todo o País.
O titular da pasta respondeu perguntas dos participantes ao lado da deputada federal Flávia Morais e da presidente do Cosems-GO, Patrícia Palmeira Fleury. “Foi uma discussão muito rica, com vários temas importantes que vão ajudar os municípios e o próprio Estado no orçamento, na condução das emendas, na aplicação dos recursos e também na prestação de contas – tudo que envolve a utilização do dinheiro público para trazermos essa luz para a população”, avaliou.
Em seguida, ele visitou o estande da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que apresenta mais de 15 sistemas e painéis com informações fundamentais para o planejamento e a tomada de decisões dos gestores. Uma demonstração de tecnologia e transparência em dados de saúde estão aos gestores da área e demais visitantes do congresso.
Tecnologia a favor da vida
Em um monitor de TV instalado no estande, são apresentados ao público do evento o resultado do trabalho desenvolvido com dados das diversas áreas da SES-GO pela Superintendência de Tecnologia e Inovação (Sutin). De acordo com a analista da Gerência de Inovação, Ângela Barbosa da Silva, o que tem mais despertado o interesse dos visitantes são o Flink, plataforma inteligente com mais de 500 indicadores de saúde; o mapa de leitos e a fila de espera da regulação estadual, ambas na parte da Transparência da página da SES-GO na internet (www.saude.go.gov.br).
Foram exatamente essas que chamaram a atenção do coordenador-geral de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Frei Miguelinho (PE), Carlos Thiago Alves. Ele destaca a interatividade do painel da regulação e a facilidade da edição de dados que permitem descobrir duplicidade de informações de pacientes. “O ponto forte para mim foi a transparência do painel, pois o próprio paciente pode ter acesso às informações sobre sua situação na fila de espera. Eu indicaria isso ao meu município, sem dúvida”, acrescentou.
A analista da Sutin cita ainda outro item que tem despertado a curiosidade, o Imuniza Goiás. Um projeto-piloto sobre o sistema envolveu dez municípios, que permite identificar e localizar crianças com até 2 anos de idade que não completaram o cartão vacinal ou que estão próximos dessa data limite. Esse sistema, que será estendido a todos os 246 municípios goianos, possibilita ao gestor fazer uma busca ativa desse público-alvo, a partir do nome da criança, idade, nome da mãe ou responsável, telefone e demais informações necessárias para sua localização.
Visitas in loco
Esses e outros indicadores chamaram a atenção da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (AM), a ponto de solicitarem uma visita ao Conecta SUS e Sutin, na sede da SES-GO, que ocorreu na manhã desta terça-feira. Liderados pela secretária Shádia Fraxe, o grupo se interessou, sobretudo, pelos projetos de regulação, atenção primária, vigilância e ainda pela arquitetura utilizada pela Gerência de Inovação para o tratamento, analise e apresentação de dados.
Ângela Barbosa citou ainda o interesse dos visitantes, em geral, pelos boletins de Síndrome Respiratória Aguda (Srag), também disponíveis no site da SES-GO, e os de dengue, que apresentam dados numéricos de casos registrados e apresentado por meio de georreferenciamento, ferramenta que aponta as ocorrências gerais e pontuais geograficamente, por município, bairro e até rua de determinada cidade.
Foto: Marco Monteiro/SES-GO
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás