SES cria guia sobre atendimento a vítimas de violência

Material descreve ações e reponsabilidades de cada setor, além de fornecer informações sobre articulações intersetoriais e sugerir modelos de fluxos de encaminhamento

Para orientar gestores municipais sobre os fluxos e protocolos de assistência às pessoas em situação de violência, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) criou um guia de orientação. O documento faz parte das políticas do Estado para qualificar a atuação do profissional no atendimento a essas vítimas e orientar sobre a atenção em saúde, educação, assistência social, jurídica, entre outras áreas. O material descreve as ações de cada setor e suas responsabilidades, além de fornecer informações sobre articulações intersetoriais e sugerir modelos de fluxos de encaminhamento. Clique AQUI e confira o material na íntegra.

“A informação é um dos principais recursos para melhorar a assistência de vítimas de violência. Por isso, criamos esse material. O objetivo é orientar os gestores municipais sobre os componentes da rede e como articular os serviços a fim de disponibilizar uma atenção qualificada, rápida e eficaz às vítimas”, diz Ana Maria Passos, coordenadora de Atenção às Pessoas em Situação de Violências.

O material foi organizado pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), por meio da Gerência de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, e sua elaboração teve origem no Grupo Condutor da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violências. A ideia de criação surgiu a partir da percepção dos membros do Grupo Condutor sobre a desarticulação dos setores nas ações diante das violências, além da constante ‘revitimização’  do indivíduo, pela falta de informações e comunicação.

 

Rede de atenção

A intenção é utilizar o guia em capacitações dos profissionais no Estado e como ferramenta para divulgação e fortalecimento da rede de atenção, visto a urgência de melhora desses serviços. Ele poderá ainda ser um modelo para todo o País, a fim de qualificar e aprimorar as ações de atenção e cuidado dispensados àquele grupo. Para outras informações e dúvidas sobre o guia, o profissional do município pode entrar em contato pelo telefone (62) 3201-7000 ou e-mail asv-gesmca@saude.go.gov.br.

 

Thiago Lagares, da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo