SES celebra Dia do Servidor com Abraço Cultural entre servidores

Música e poema criados por colaboradores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás são apresentados durante evento para celebrar o 28 de outubro

Servidores fazem roda durante cantigas da cultura brasileira, no Abraço Cultural da SES

O Dia do Servidor Público foi celebrado nesta sexta-feira (28/10) com um Abraço Cultural na Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). Servidores da Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas (Susmep) organizaram, com a Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP), um momento de cultura para os colaboradores da pasta. 

O Abraço Cultural começou às 8h da manhã e percorreu todas as unidades da SES-GO, levando cantoria e declamação de poema escrito especialmente para o Dia do Servidor. 

Daya Larissa, subcoordenadora de Cuidado da Saúde do Povo Cigano/Romani, foi quem escreveu o poema e o declamou. Ela e Leonardo Vergara, da Subcoordenação de Atenção à Saúde da População do Cerrado, Campo, Florestas e Águas, puxaram cantiga popular, acompanhados dos servidores da SES. 

“Você merece festejar tudo que você produz, é hora de exaltar o que você faz pelo SUS! Está servido, servidor? Cuidando do cuidador. Cuidado sr. cuidador!”, diz o trecho da música, que envolveu todos os colaboradores presentes. De acordo com Daya, o momento foi pensado dentro de um projeto de educação em saúde e arte popular. 

O secretário da Saúde, Sandro Rodrigues, presente nas celebrações, parabenizou todos os servidores pelo trabalho diário executado em Goiás. “Um clique de um servidor pode mudar a vida de uma pessoa que está na outra ponta. Na SES, a questão da resiliência é muito forte. Passamos pela pandemia e continuamos trabalhando para ser cada dia melhores”, disse Sandro. 

O primeiro momento do Abraço Cultural, pela manhã, contou com a participação de uma das servidoras com mais tempo de trabalho na Saúde. Miramar Vieira da Silva, assistente social sanitarista, tem 40 anos de serviço público. “Essa ação de hoje foi maravilhosa, inédita. Como eu estou perto de aposentar, para mim foi como uma despedida”, revelou. 

Consistência e qualidade
De acordo com a GGDP, a SES-GO conta com 6.699 servidores, dos quais 6.343 são efetivos; 49 são contratos temporários e 307 comissionados. A média etária dos profissionais é de 52 anos, enquanto a média de trabalho na secretaria é de 18 anos, o que mostra a consistência dos servidores e a qualidade no ambiente de trabalho.

Isabela Melo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo