SES capacita regionais sobre investigação de surtos de doenças transmissíveis

Capacitação, realizada no município de Ceres, é voltada para profissionais de saúde da vigilância e assistência dos municípios das  Regionais de Saúde São Patrício 1 e São Patrício 2

Profissionais de saúde durante a capacitação realizada pela SES no município de Ceres

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), realizou a capacitação Investigação de Surtos de Doenças Transmissíveis para  profissionais de saúde da vigilância e assistência dos municípios das  Regionais de Saúde São Patrício 1 e São Patrício 2. O treinamento foi aplicado de 8 a 10 de novembro, na Universidade Evangélica, no município de Ceres.

A equipe técnica do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs/GVEDT) da Suvisa ministrou aulas com estudos de caso das principais doenças transmissíveis no Estado, como monkeypox, Covid-19, caxumba e síndrome mão-pé-boca. Também foram abordados assuntos como as etapas de investigação de caso, definições de caso em surto e alertas para as doenças exantemáticas e paralisia flácida aguda.

O professor Fabiano Marques ressaltou a importância das capacitações para o aprimoramento dos profissionais de saúde. “É um treinamento necessário para a detecção, investigação e monitoramento das doenças, agravos e eventos de interesse a saúde pública, com o propósito de eliminar cadeia de transmissão e fomentar dados epidemiológico para a tomada de decisão dos gestores local, estadual e federal”, afirmou.

Além de Fabiano Marques, a especialista em epidemiologia de campo Patricia Borges e a técnica em saúde Giselle Santos, as biomédicas do Laboratório Estadual de Saúde Pública (Lacen-GO), Yulla Fernandes e Cassiane Casanova colaboraram com a realização do curso. A organização do evento contou ainda com a participação da equipe técnica das  Regionais de Saúde São Patrício 1, São Patrício 2 e da instituição universitária.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Foto: SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo